Granello Giallo inaugura novo traje e apresenta novidades na Festa da Polenta

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

O Grupo Folklorstico Granello Giallo está preparando novidades para a Festa da Polenta 2019. O grupo vai apresentar duas danças novas, típicas de Treviso e Belluno, comunas do Vêneto, região Norte da Itália; a coreografia de abertura também terá novos passos e arranjos.

 

“Este ano, focamos mais em danças do Norte da Itália. Teremos tarantelas também, mesmo porque fazemos uma festa que é eclética, não é só de uma região. A abertura também é nova, toda inspirada em passos de alguma dança folclórica do nosso repertório”, explicou o coordenador do grupo, Higino Falchetto Júnior.

 

Além das danças, a grande estreia do ano é o novo traje inspirado no “Gruppo Folklorístico Treviagiano”, de Treviso (Veneto), porém com características próprias de Venda Nova do Imigrante. “Há quatro anos que estamos pesquisando um novo traje com outros grupos. Não queríamos copiar integralmente um traje, queríamos fazer de uma forma diferente. No ano passado, dois integrantes participaram de um encontro de grupos folclóricos do Vêneto e tiveram contato com um grupo de Treviso”, conta Higino.

 

Grande parte dos imigrantes italianos que chegaram à Venda Nova eram proveniente da região de Treviso. Esse foi mais um motivo que contribuiu na escolha da nova indumentária. “É um traje que remete à vida do agricultor. Fizemos algumas modificações respeitando a questão folclórica, mas associando com Venda Nova. Criamos um traje inspirado em um grupo da Itália, mas com a cara da Festa da Polenta e do Granello Giallo”, adiantou o coordenador.  

 

Hoje, 28 dançarinos compõem a formação do grupo que ainda conta com voluntários no apoio nos ensaios, nas apresentações e confecção de traje. O Granello Giallo também irá participar do Desfile Cultural, no primeiro sábado (5) da Festa da Polenta, junto com outros oito grupos folclóricos do Estado.

 

História

O Grupo irá realizar sua 16ª apresentação na Festa da Polenta e, em 15 anos de história, se consolida como referência no trabalho com danças folclóricas italianas no Espírito Santo. “Lá atrás, as pessoas nem sabiam o que era dança folclórica. Quando a gente começa a dançar, conhecer a história das danças, de onde ela é e porque é dançada assim, o nome do passo; a gente começa a encontrar nossa própria identidade. Tem os que não são descendentes de italianos, mas adoram saber dessa história. A gente não tinha isso, foi crescendo junto com o grupo”, lembra Higino.

 

As apresentações do Grupo Folklorstico Granello Giallo serão no primeiro e segundo domingo da Festa da Polenta, sempre às 13h50.  

 

Granello Giallo na Festa da Polenta 2018.

Confira mais Notícias

Pai é preso após filho ostentar armas nas redes sociais em Conceição de Castelo

Bolsa de Valores abre as portas para o Conilon capixaba: novo marco para o setor cafeeiro

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Economia

PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado

Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 16 milhões

Cidades

Serrana Coop e Sicoob vão impulsionar a economia local na Fenecon 2024 em Conceição do Castelo