* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Uma chuva de granizo surpreendeu moradores da localidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, na tarde dessa segunda-feira (29). Porém, a tempestade, que causou alguns danos às lavouras, foi isolada e contrastou com o calor no restante do Estado. Foi o dia mais quente do ano.
Jandir ainda não calculou o prejuízo na lavoura – Foto: Reprodução/G1 |
O granizo começou a cair em São Bento de Urânia por volta das 16h e o fenômeno não durou mais do que trinta minutos. O produtor Jandir Gratieri precisou agir rapidamente para evitar muitos prejuízos. “Minhas videiras são cobertas com telas e precisamos abrí-las, porque o gelo estava se acumulando e poderia destruir a armação que sustenta a proteção. Também ventou muito durante a chuva de granizo”, conta Jandir.
O produtor ainda não sabe de quanto será o prejuízo causado pelo gelo. Além de uva, Jandir cultiva tomate e inhame, que teve as folhas perfuradas pelo gelo. "Certamente terei prejuízo, mas ainda não tive tempo de calcular”, comenta. O vento derrubou árvores e deixou algumas casas da localidade sem energia elétrica.
No verão, as chuvas são esperadas, mas a queda de granizo não é frequente. “Nesta época do ano, é comum se formarem nuvens de tempestade nos fins de tarde, causadas pela combinação do calor forte e umidade. Quanto ao granizo, depende do movimento mais intenso dentro da nuvem. Não é tão raro e, às vezes, pode acontecer”, explica o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper.
Produtor teve que retirar gelo acumulado na tela de proteção das videiras – Foto: Jandir Gratiri/Colaboração |
Calor no restante do Estado
A segunda-feira foi o dia mais quente do ano no Espírito Santo. Os termômetros de Cachoeiro de Itapemirim marcaram a maior temperatura: 41,4 °C. Vitória registrou 35,7 °C, entre o meio-dia e as 13h. Domingos Martins teve calor de 36,1 °C em Paraju e 32,5 °C em Aracê. Venda Nova do Imigrante alcançou 31,8 °C.
A previsão do Incaper para esta terça-feira é de tempo abafado em todo o Espírito Santo, causado pela combinação de ar seco e um sistema de alta pressão atmosférica. Ocorrem pancadas isoladas de chuva, a partir da tarde, no Sul-Caparaó/ABC Capixaba e no sul serrano. Não chove nas demais áreas do Estado. O vento sopra com até moderada intensidade em todo o litoral capixaba.
As temperaturas variam entre 14 °C e 38 °C na Região Serrana e vão de 19 °C a 40 °C nas demais regiões.