* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br
O grupo de dança folclórica italiana Granello Giallo, mantido pela Associação Festa da Polenta- Afepol, viaja nesta quinta-feira (20) para o Rio Grande do Sul para três apresentações: uma em Bento Gonçalves e duas na 6ª edição da Festa de Abertura da Vindima (colheita da uva), de 20 a 24 de janeiro, em Monte Belo do Sul. É a primeira vez do grupo fora da Região Sudeste.
O convite surgiu durante a 32ª Festa da Polenta, em outubro passado, pelo grupo musical Ragazzi dei Monti, que é de Monte Belo do Sul. A festa acontece de dois em dois anos, com apresentações artísticas, culturais, artesanato e degustação de espumantes.
O Granello Giallo vai dançar em dois dias da programação do evento. Já em Bento Gonçalves, o grupo de dança se apresentará para turistas do hotel onde ficarão hospedados. O objetivo da viagem é levar um pouco da história da imigração italiana em Venda Nova por meio de encenações e da alegria do grupo, que sempre contagia o público.
Formado por 26 componentes, todos moradores de Venda Nova do Imigrante, o grupo existe há quase oito anos para resgatar e valorizar danças típicas de Norte a Sul da Itália, entre elas, a famosa tarantella.
Segundo Higino Falchetto Júnior, coordenador do Granello, a viagem é uma ótima oportunidade para motivar o grupo, que até hoje só se apresentou em cidades capixabas e na divisa com Minas Gerais. Nossa meta é um dia ir para a Itália, diz.
Além do apoio da Afepol, o grupo vendeu rifa para arrecadar fundos para pagar as passagens. Em contrapartida, a prefeitura de Monte Belo do Sul vai disponibilizar alimentação e hospedagem. O grupo embarca de avião hoje, às 19h, em Vitória, e retorna no próximo domingo (23).