Grupo português apresenta espetáculo inédito em Venda Nova

Nesta sexta-feira (19), às 19h, o Centro Cultural Máximo Zandonadi, em Venda Nova do Imigrante,  recebe o espetáculo “Como nasceram as estrelas – Tocado, falado & riscado”. A produção, que une música, literatura, teatro e desenho, será apresentada por um grupo de artistas portugueses. Os ingressos são gratuitos.

 
O espetáculo coloca num mesmo palco o melhor do mundo lusófono: música, literatura, teatro e desenho. Tendo como ponto de partida a obra “Como nasceram as estrelas – Doze lendas brasileiras”, de Clarice Lispector, o compositor Fernando Lapa criou uma peça original. O ator António Durães dá voz e expressão aos textos, Toy Ensemble interpreta a música e Paulo Patrício ilustra, ao vivo, os sons e as palavras.
 

A estreia do espetáculo aconteceu em 2013 no Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, em Portugal. Esta será a primeira turnê do grupo pelo Brasil.

 
Na obra “Como nasceram as estrelas – Doze lendas brasileiras”, escrita em 1977 e editada pela primeira vez em 1987, Clarice Lispector dedica cada mês de um ano a vários elementos e personagens do folclore e da cultura popular brasileira, entre eles o Saci Pererê, Curupira, Yara, Uirapuru, Pedro Malazarte, Curumim e o Negrinho do Pastoreio. De acordo com o grupo, a partir do cômico e do improvável, o resultado é um texto com uma série de narrativas muito curtas e divertidas, que deixam a imaginação voar e despertam também a nossa curiosidade.

 
Apostando numa dinâmica de qualidade e experiência, os músicos, de destaque no panorama musical português, se apresentam com agrupamentos variados e adaptados a cada situação. Nesta produção, ele é formado por Jed Barahal (violoncelo), Christina Margotto (piano), Marco Pereira (?auta), Ricardo Alves (clarinete), David Lloyd (violino) e Paulo Costa (percussão). Juntam-se a eles no palco o ator António Durães, que enquanto narrador, dá corpo e voz às palavras; sendo que Paulo Patrício acompanha as palavras e os sons com ilustrações ao vivo, desenhando diretamente em computador, com todas as ilustrações projetadas ao vivo numa tela.

 

Com informações Assessoria de Comunicação da Secult
Foto: divulgação

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas