Hemoes implanta atendimento preferencial para doadores voluntários

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está implantando o atendimento preferencial para os doadores voluntários de sangue. Trata-se de uma reivindicação antiga destes colaboradores, que passa a ser realidade no Espírito Santo e tem o objetivo de aumentar o número de doações.

De acordo com coordenadora da Captação Externa do Hemoes, Sâmia Secchim, existem dois tipos de doadores de sangue que procuram o Centro: o doador voluntário – aquele que periodicamente faz a doação, buscando a instituição voluntariamente – e o doador de reposição – aquele que é chamado pela família de algum paciente que necessita de determinado tipo de sangue.

“Os doadores voluntários comparecem ao Hemoes a cada três ou quatro meses e são responsáveis por mais de 50% do abastecimento do banco de sangue. Eles são extremamente importantes para a manutenção do estoque e muitos deles diminuíram as visitas ou, até mesmo, pararam de frequentar o Centro, devido à falta de um atendimento preferencial”, informou Sâmia.

Com a nova ação, o Hemocentro pretende recuperar esses voluntários e melhorar a qualidade do atendimento. “Muitas vezes eles chegam, mas como às vezes, tem muita gente doando, acabam indo embora porque não podem esperar. Agora, assim que se identificarem na recepção, eles serão encaminhados para uma ala exclusiva”, explicou a coordenadora.

Acolhimento humanizado

Além do atendimento preferencial, o Hemoes ainda está oferecendo o serviço de orientação ao doador, para tirar todos os tipos de dúvidas das pessoas que chegam ao Centro.

Esses profissionais, que atuam na recepção, ajudam os doadores encaminhando-os para os locais de coleta ou de triagem, esclarecem dúvidas gerais sobre doação de sangue e cadastramento de medula óssea, organizam as demandas de doadores de reposição, entre outros.

Os interessados em fazer parte deste grupo de colaboradores da saúde, tornando-se um doador voluntário de sangue, podem obter mais informações pelos telefones (27) 3137-2458 e 3137-2447 ou pelo endereço eletrônico hemoes@saude.es.gov.br.

Serviço:

Doação de sangue e cadastramento de medula óssea

– Local: Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

– Endereço: Av. Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória (ao lado do Hospital das Clínicas)

– Horário: o Hemoes funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 18h30.

Confira mais Notícias

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo