Hoje tem coleta de sangue em Venda Nova do Imigrante

Moradores de Venda Nova podem participar da campanha de doação de sangue do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) nesta quinta-feira (28). A Unidade Móvel está no pátio da Igreja Matriz. O atendimento será realizado das 08 às 16 horas, com coleta de sangue e cadastramento de medula óssea. A campanha está sendo organizada pelo Rotary Clube local.

Os voluntários à doação de sangue devem apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais (a exemplo de pressão, pulso e temperatura).

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso a pessoa tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O cadastramento de medula óssea também é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 65 anos pode participar.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

As visitas externas do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas pelo telefone (27) 3137-2435.

Confira mais Notícias

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Teste rápido de dengue já está disponível nas unidades de saúde de Venda Nova

Prefeitura de Venda Nova inicia 2º ciclo de aplicação do fumacê

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025