O clima da Festa da Polenta vai tomar de conta de Venda Nova, já neste sábado (02), com a Colheita do Milho, na propriedade de Rafael Zandonadi, a partir das 14h. Um grupo de voluntários, Vestidos como os nonnos e as nonnas, colhe o milho, plantado no final de março, enquanto canta as tradicionais cancionetas italianas.
Na pausa dos trabalhos, todos poderão saborear um lanche com broa, banana cozida, crostoli e outras delícias. No final, uma farta mesa será oferecida aos participantes. O milho colhido é usado para preparar a polenta servida na festa, nos carros que transportam o queijo gigante, no dia 9, e também nas atividades do Paiol do Nonno, como a moagem de milho no moinho movido à água.
O evento é o último antes da Festa e faz parte do calendário anual da Afepol, que também realizou o Plantio do Milho (27 de março), a Serenata Italiana (10 de julho) e o Projeto Resgate da Cultura (12 de setembro).