Começou, a partir deste domingo, o horário de verão brasileiro. E por mais que você reclame, o fato é que terá de se acostumar com o relógio adiantado em uma hora. Mas cuidado, a mudança no horário pode prejudicar o bem-estar até o relógio biológico se acostumar com a nova sincronia. Porém, uma mudança de comportamento pode impedir que a alteração seja um transtorno para o dia-a-dia.
O corpo, acostumado com o horário regular, leva um tempo para se adaptar à nova situação, de acordo com a pneumologista e médica do sono Jéssica Fábia Polese. No início, você fica mais irritado, sonolento, com dificuldade de atenção e dor de cabeça, informou. Segundo a médica, as pessoas, acostumadas a dormir em determinada hora tendem a continuar com o mesmo horário e perdem um período de sono, já que devem acordar mais cedo para acompanhar o novo período.
Apesar de a principal reclamação ser o cansaço provocado pela noite mal dormida, o sono, além de ser um período de descanso, também é um momento do corpo recarregar as baterias. É durante o sono que o corpo produz substâncias e hormônios necessários para o dia seguinte. Por isso é importante que as pessoas se acostumem rápido com o novo horário, alertou a médica.
Jéssica Polese também lembrou que ao contrário do que a maioria acredita, o sono é um momento ativo do organismo. É durante o sono que a gente se prepara fisicamente e psicologicamente para o dia-a-dia. Para a médica, o fundamental é tentar adaptar o corpo o mais rápido possível.
A edição 2008 / 2009 do horário de verão vai até o dia 15 de fevereiro de 2009. Durante esse período, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão permanecer adiantados em uma hora.
* Fonte: Folha Vitória