A pesquisa de satisfação realizada com os pacientes do Hospital Padre Máximo, em 2014, revela que 95% dos usuários avaliaram o atendimento como ótimo ou bom. Já 3,8% classificaram como regular, 0,5% dos pacientes disseram que o atendimento é ruim e 0,3% não responderam.
Além do atendimento, ao responderem o questionário de avaliação, os pacientes avaliam a instituição em mais 18 (dezoito) itens. A média final, no ano passado, foi de 83% de avaliação ótima ou boa, 7% regular, 4% ruim e 6% não responderam.
Segundo o diretor-geral do hospital, Antonio Fernando Altoé, a pesquisa é feita com todos os pacientes, que respondem a um formulário onde avaliam desde o atendimento inicial até a limpeza do local. “A pesquisa de satisfação, além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, é uma ferramenta muito importante para avaliarmos os serviços prestados pelo hospital. Através dos resultados, buscamos melhorar todas as áreas da instituição”, afirma.
A pesquisa se dá através de um questionário com perguntas objetivas e descritivas sobre o atendimento dos funcionários e a estrutura física do hospital, é respondida de próprio punho pelos pacientes, os quais avaliam 19 (dezenove) itens entre ótimo, bom, regular ou ruim. Ao final, é reservado um espaço para sugestões e comentários, sendo que o paciente não se identifica ao responder a pesquisa.
Os quesitos avaliados são: atendimento inicial (pronto-socorro ou recepção), recepção (internação), enfermagem (internação), médicos (internação/visitas médicas), serviços de diagnósticos (exames), serviço de nutrição dietética, limpeza e atendimento de um modo geral.
Fonte: Assessoria de Imprensa HPM