* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
O Hospital Padre Máximo, de Venda Nova do Imigrante, deve receber um novo equipamento de raio-X. O aparelho será adquirido pela prefeitura com recursos do Fundo das Cidades, criado pelo Governo do Espírito Santo. No total, o município receberá um milhão e oitocentos mil reais, que podem ser usados para investimentos.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Venda Nova, José Manoel Almeida, o governo municipal deve investir o recurso em habitação e compra de equipamentos. “Inicialmente, pretendemos adquirir um aparelho de raio-X para o Hospital Padre Máximo. Também devemos usar o dinheiro em construção de moradias populares”, explica José Manoel.
Com a aquisição do novo aparelho, o hospital passaria a dispor de dois equipamentos desse tipo, o que traria benefícios para a população, de acordo com o gerente executivo da entidade, Márcio Ferreira. “Só temos um aparelho para atender aos casos eletivos e aos de urgência e emergência. Nosso equipamento já apresenta sinais de desgaste por causa do tempo de uso. Por isso, ele sempre precisa parar para manutenção. Com mais uma máquina, a população não precisaria esperar para fazer os exames. Se uma ficar indisponível, teríamos outra para atender”, explica Márcio.
Ainda de acordo com o gerente executivo, a nova máquina de raio-X custa entre 300 e 400 mil reais e o hospital não teria condições de comprá-la. “Estamos fechando o balanço com cerca de 60 mil reias no vermelho”, revela Márcio. O equipamento também trará mais economia para o hospital. “É um aparelho digital, por isso não usa revelador. Isso o torna mais econômico e menos poluente, porque não utiliza materiais que agridem o meio ambiente, como o revelador”, explica o gerente executivo.
O município deve receber o dinheiro até o fim do mês, segundo o chefe de gabinete. Depois disso, será necessário fazer licitação para aquisição do aparelho. A expectativa do Hospital Padre Máximo é de que o novo equipamento chegue ainda no primeiro semestre deste ano.