Hospital Padre Máximo poderá receber novo aparelho de raio-X

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

O Hospital Padre Máximo, de Venda Nova do Imigrante, deve receber um novo equipamento de raio-X. O aparelho será adquirido pela prefeitura com recursos do Fundo das Cidades, criado pelo Governo do Espírito Santo. No total, o município receberá um milhão e oitocentos mil reais, que podem ser usados para investimentos.

 

De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Venda Nova, José Manoel Almeida, o governo municipal deve investir o recurso em habitação e compra de equipamentos. “Inicialmente, pretendemos adquirir um aparelho de raio-X para o Hospital Padre Máximo. Também devemos usar o dinheiro em construção de moradias populares”, explica José Manoel.

 

Com a aquisição do novo aparelho, o hospital passaria a dispor de dois equipamentos desse tipo, o que traria benefícios para a população, de acordo com o gerente executivo da entidade, Márcio Ferreira. “Só temos um aparelho para atender aos casos eletivos e aos de urgência e emergência. Nosso equipamento já apresenta sinais de desgaste por causa do tempo de uso. Por isso, ele sempre precisa parar para manutenção. Com mais uma máquina, a população não precisaria esperar para fazer os exames. Se uma ficar indisponível, teríamos outra para atender”, explica Márcio.

 

Ainda de acordo com o gerente executivo, a nova máquina de raio-X custa entre 300 e 400 mil reais e o hospital não teria condições de comprá-la.  “Estamos fechando o balanço com cerca de 60 mil reias no vermelho”, revela Márcio. O equipamento também trará mais economia para o hospital. “É um aparelho digital, por isso não usa revelador. Isso o torna mais econômico e menos poluente, porque não utiliza materiais que agridem o meio ambiente, como o revelador”, explica o gerente executivo.

 

O município deve receber o dinheiro até o fim do mês, segundo o chefe de gabinete. Depois disso, será necessário fazer licitação para aquisição do aparelho. A expectativa do Hospital Padre Máximo é de que o novo equipamento chegue ainda no primeiro semestre deste ano.

Confira mais Notícias

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos

Saúde

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue

Veja os riscos do uso dos cigarros eletrônicos

Farmácia

Veja como fica lista de medicamentos gratuitos pelo Farmácia Popular

Saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Saúde

Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos