O projeto de restauro da Casa da Cultura e Museu do Tropeiro de Ibatiba foi apresentado em reunião na última segunda-feira (05), no gabinete do prefeito, Lindon Johnson, pela arquiteta responsável pela obra, Aline Vargas. Dentro do que foi proposto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, a futura Casa da Cultura abrigará o Museu do Tropeiro- que será instalado no antigo espaço que era destinado pelo patriarca da família para comércio.
O estudo arquitetônico apresentado evidenciou uma série de problemas como infiltração e rachaduras na estrutura da casa, construída na década de 20, e que foi doada ao município por sua antiga proprietária, a professora aposentada Jane Fadlalah.
Apesar dos problemas verificados, a equipe contratada pela Prefeitura para conduzir o restauro acredita que a estrutura da casa, que é basicamente de tijolo maciço e madeira, não está muito comprometida, levando em consideração que ao longo dos anos sofreu poucos reparos.
Para conclusão do projeto, foi necessário promover levantamento de dados e entrevistas com os antigos moradores para tentar chegar ao aspecto original da casa, que é, sem dúvidas, a mais antiga da cidade.
Além do museu, o ambiente contará com o memorial da Família Fadlalah, sala de reuniões, sala de vídeo, galeria para exposições fotográficas e obras de arte e, ainda, terá três salas que serão destinadas à administração e sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Para o prefeito, o projeto vem de encontro ao que a administração municipal planejou para a futura Casa da Cultura. A Casa da Cultura é o nosso grande sonho. Espero, agora, com o projeto em mãos conseguir todos os recursos necessários para transformá-lo em realidade, salientou.
Participaram da reunião, além do prefeito Lindon Jonhson, a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Dayana Dias, a diretora do Departamento de Turismo do município, Gisele Galdino, a assessora de planejamento Denisia Baptista, o secretário de Obras, José Reinaldo Egídio, o presidente da Câmara de Vereadores, Admilsom Dias Ribeiro, e a presidente da Geturi, Rosilene Carvalho.
Acessibilidade
A pedido da administração municipal, a acessibilidade do local foi outro ponto destacado no projeto. Para não comprometer a originalidade da fachada, a rampa de acesso será construída na lateral esquerda da casa.
De acordo com a arquiteta Aline Vargas, as rampas não serão íngremes e terão largura suficiente para garantir o bom trânsito de cadeirantes. Ela destacou também que os banheiros serão adaptados para portadores de necessidades especiais.
Pensamos em não comprometer a fachada original da casa, mais ainda, garantir que a rampa de acesso atendesse bem a todas as pessoas que queiram visitar futuramente o espaço. Acreditamos que todos serão bem servidos na Casa da Cultura, explicou.
Reunião
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Ibatiba agendou para a próxima quarta-feira (8), às 11 horas, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, reunião para tratar sobre o projeto de restauro da futura Casa da Cultura.
Com o projeto elaborado, o prefeito acredita conseguir recursos suficientes para colocar a Casa da Cultura em funcionamento até o final de 2010.