Ibatiba restaura Casa da Cultura para abrigar Museu do Tropeiro

O projeto de restauro da Casa da Cultura e Museu do Tropeiro de Ibatiba foi apresentado em reunião na última segunda-feira (05), no gabinete do prefeito, Lindon Johnson, pela arquiteta responsável pela obra, Aline Vargas. Dentro do que foi proposto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, a futura Casa da Cultura abrigará o Museu do Tropeiro- que será instalado no antigo espaço que era destinado pelo patriarca da família para comércio.

O estudo arquitetônico apresentado evidenciou uma série de problemas como infiltração e rachaduras na estrutura da casa, construída na década de 20, e que foi doada ao município por sua antiga proprietária, a professora aposentada Jane Fadlalah.

Apesar dos problemas verificados, a equipe contratada pela Prefeitura para conduzir o restauro acredita que a estrutura da casa, que é basicamente de tijolo maciço e madeira, não está muito comprometida, levando em consideração que ao longo dos anos sofreu poucos reparos.

Para conclusão do projeto, foi necessário promover levantamento de dados e entrevistas com os antigos moradores para tentar chegar ao aspecto original da casa, que é, sem dúvidas, a mais antiga da cidade.

Além do museu, o ambiente contará com o memorial da Família Fadlalah, sala de reuniões, sala de vídeo, galeria para exposições fotográficas e obras de arte e, ainda, terá três salas que serão destinadas à administração e sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Para o prefeito, o projeto vem de encontro ao que a administração municipal planejou para a futura Casa da Cultura. “A Casa da Cultura é o nosso grande sonho. Espero, agora, com o projeto em mãos conseguir todos os recursos necessários para transformá-lo em realidade”, salientou.

Participaram da reunião, além do prefeito Lindon Jonhson, a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Dayana Dias, a diretora do Departamento de Turismo do município, Gisele Galdino, a assessora de planejamento Denisia Baptista, o secretário de Obras, José Reinaldo Egídio, o presidente da Câmara de Vereadores, Admilsom Dias Ribeiro, e a presidente da Geturi, Rosilene Carvalho.

Acessibilidade

A pedido da administração municipal, a acessibilidade do local foi outro ponto destacado no projeto. Para não comprometer a originalidade da fachada, a rampa de acesso será construída na lateral esquerda da casa.

De acordo com a arquiteta Aline Vargas, as rampas não serão íngremes e terão largura suficiente para garantir o bom trânsito de cadeirantes. Ela destacou também que os banheiros serão adaptados para portadores de necessidades especiais.

“Pensamos em não comprometer a fachada original da casa, mais ainda, garantir que a rampa de acesso atendesse bem a todas as pessoas que queiram visitar futuramente o espaço. Acreditamos que todos serão bem servidos na Casa da Cultura”, explicou.

Reunião

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Ibatiba agendou para a próxima quarta-feira (8), às 11 horas, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, reunião para tratar sobre o projeto de restauro da futura Casa da Cultura.

Com o projeto elaborado, o prefeito acredita conseguir recursos suficientes para colocar a Casa da Cultura em funcionamento até o final de 2010.

Confira mais Notícias

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova