Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), tem o objetivo de promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Para incentivar a adesão de novos municípios, capacitar os SIM’s e fomentar as agroindústrias de pequeno porte, o Idaf está realizando capacitações e encontros periódicos com o público alvo. As capacitações são constantes, de modo que os municípios recebam o embasamento necessário para a implementação de suas estruturas e, posteriormente, conseguir o reconhecimento de equivalência e a adesão ao Susaf/ES.

Na última semana, aconteceu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, que abordou os temas: “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”; “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”; “Aspectos gerais de contratação públicas”; e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Idaf tem apresentado bons resultados. “A gerência do Idaf responsável por esse segmento está sempre atenta para oferecer o suporte necessário, a fim de fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o Estado, com foco na saúde pública e no desenvolvimento agroindustrial capixaba”, salientou.

“Já conseguimos doze municípios aderidos ao Susaf/ES, com sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, somando quinhentos e vinte cinco produtos com qualidade e segurança sendo ofertados à população capixaba, além de o Espírito Santo ocupar o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no País”, destaca Leonardo Monteiro.

Com informações do IDAF.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova