Nesta sexta-feira (11), técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) ministrarão palestra durante o segundo módulo do treinamento de gerentes de granjas e chefes do setor de frango de corte, que acontece em Marechal Floriano.
O evento, promovido pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), visa ao fortalecimento do setor avícola do Estado. Na ocasião, serão discutidos temas, como Legislação Sanitária, Biosseguridade e Legislação Ambiental.
De acordo com o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola, o médico veterinário do Idaf, Gustavo Wassita, o encontro será importante para aproximar o Idaf dos produtores. Em sua palestra, Wassita abordará os cuidados necessários dentro e fora da granja, a importância do registro dos estabelecimentos, a preocupação necessária com o plantel próprio e do vizinho, dentre outros assuntos.
“É preciso mostrar aos estabelecimentos comerciais, por exemplo, que as propriedades rurais com criação de aves para subsistência podem impactar suas atividades e de que formas eles podem articular-se para garantir um plantel saudável para todos”, explica o médico veterinário.
O engenheiro agrônomo do Idaf, Ivan Correa, irá ministrar mini-curso sobre o tema licenciamento ambiental. “Muitos não entendem por que as granjas precisam ter licenciamento ambiental, mas esse processo garante que a atividade seja ambientalmente correta, possibilitando, dentre outras coisas, o aceso ao crédito.”
Programa Nacional de Sanidade Avícola
O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) tem como objetivo certificar a sanidade dos planteis avícolas do Brasil, expandir os mercados internos e externos, controlar e/ou erradicar as principais doenças avícolas, prevenir a introdução de doenças exóticas nos Estados, manter sob vigilância as doenças avícolas e realizar o monitoramento sanitário em estabelecimentos que alojem aves de produção.
Dentre as atividades preconizadas no programa, são executadas pelo Idaf: cadastro de granjas comerciais e propriedades rurais com aves; cadastro e fiscalização de lojas revendedoras de aves vivas; atendimento de suspeitas de doenças de aves.