Idaf prorroga prazo para cadastro de plantio de árvores e florestas nativas

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), publicou na última quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a prorrogação do prazo para cadastro de plantio de árvores ou florestas nativas com finalidade de exploração comercial. O produtor tem até o dia 31 de dezembro para realizar o cadastramento.

 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a exploração comercial definida no cadastro de plantio se refere aos produtos e subprodutos de origem nativa, como madeira (toras e toretes), lenha, palmito e sementes. “Esse cadastro tem como objetivo desburocratizar a exploração florestal de espécies nativas plantadas com fins comerciais, mantendo o controle de origem desse material e garantindo a preservação dos remanescentes florestais nativos”, explicou o diretor-presidente.

 

Para o diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca, com o cadastramento no Idaf, o produtor não precisará mais contratar um responsável técnico para autorizar o corte das árvores, diminuindo os custos com a produção. “As autorizações para exploração florestal também serão emitidas mais rapidamente, tendo em vista que o Idaf já terá acesso as informações dos plantios. Além da otimização do tempo, o nosso objetivo é incentivar o cultivo de forma correta, para impulsionar a economia capixaba e evitar o desmatamento irregular no Estado”, disse.

 

Cadastro

O formulário para efetuar o cadastro está disponível no site do Idaf, no endereço www.idaf.es.gov.br/formularios, na aba Gerência de Licenciamento e Controle Florestal (Gelcof), no arquivo intitulado “Cadastro de plantio de árvores ou florestas nativas”. O arquivo é uma planilha no formato Excel contendo o formulário propriamente dito e uma aba com instruções de preenchimento.

 

Em caso de dúvidas sobre como preencher, basta procurar uma unidade do Idaf no seu município. O e-mail: scfl@idaf.es.gov.br também estará disponível para tirar dúvidas.

 

Com informações do IDAF.

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores