Para promover a regularização das Agroindústrias Rurais de Pequeno Porte (ARPP) do município de Venda Nova do Imigrante, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Agricultura, realizará, nesta quarta-feira (18), às 17h, na Casa de Cultura, uma reunião para prestar orientações aos produtores quanto aos procedimentos necessários para o registro das atividades.
A engenheira de alimentos do Idaf, Eliany Davila, explica que o registro é uma exigência para a comercialização. Além disso, o mesmo garante ao consumidor a qualidade e segurança dos produtos, uma vez que existe uma série de normas a serem seguidas pelas agroindústrias a fim de assegurar os padrões higiênico-sanitários na fabricação dos alimentos. Por meio do registro, agrega-se valor à produção e oferece-se melhores oportunidades e condições de mercado do produto em todo o Estado afirmou.
O trabalho terá continuidade em outros municípios do Espírito Santo. No dia 31 de maio estarão reunidos os produtores de Santa Teresa. Em abril a ação foi realizada em Cachoeiro de Itapemirim e Castelo com a participação de 100 empreendedores.
ARPP
Para se enquadrar como uma Agroindústria Rural de Pequeno Porte o estabelecimento deve estar localizado em propriedade rural e utilizar no mínimo 50% de mão de obra familiar. Exige-se ainda que 50% da matéria-prima seja oriunda da própria propriedade, exceto os produtos cuja matéria-prima principal seja o trigo ou chocolate. A solicitação de registro, junto com a documentação, deve ser entregue na unidade local do Idaf, no município onde se localiza a ARPP.