A rede municipal de ensino de Domingos Martins alcançou a melhor nota entre os municípios do Espírito Santo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado hoje (05) pelo Ministério da Educação.
Na avaliação das séries iniciais (1ª a 4ª séries) a nota média da rede municipal foi de 6,5, a maior entre as escolas municipais capixabas. O índice também coloca o município na liderança entre todas as escolas públicas, mas neste caso empatado com a rede estadual de Venda Nova do Imigrante.
Já nas séries finais (5ª a 8ª séries) a rede municipal de Domingos Martins é a primeira colocada entre todas as escolas públicas do Estado, com o índice de 5,3. Outra média que coloca o município entre os melhores é o índice de 7,1 obtido pela Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth nas séries inicias.
O indicador conquistado pela unidade é o terceiro maior entre todas as escolas públicas do Estado e está um décimo acima da média registrada na rede particular capixaba. As notas do município superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para 2009. O indicador esperado pelo Governo Federal era de 4,6 para séries iniciais e 4,0 para séries finais.
A secretária municipal de Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva, acredita que a valorização dos professores é um dos fatores que contribuíram para o bom resultado.
Temos no município muito comprometimento por parte dos profissionais da educação e buscamos valorizar esse empenho com formações permanentes e melhoria salarial. Outros fatores positivos são o acompanhamento de pedagogos nas unidades de ensino e a melhoria na rede física com a construção de novas escolas e ampliação e reforma de outras, comentou.
O que é o Ideb
O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino brasileiro. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota 6,0 em 2022, que é a média que o ensino em países desenvolvidos tinham em 2003.
Para formar o índice são consideradas as taxas de aprovação nas escolas e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil, para o ensino fundamental, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o ensino médio. Esses dois testes avaliam as habilidades dos alunos em língua portuguesa e matemática.