Ideb: Escolas de Domingos Martins são as melhores do Espírito Santo

A rede municipal de ensino de Domingos Martins alcançou a melhor nota entre os municípios do Espírito Santo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado hoje (05) pelo Ministério da Educação.

Na avaliação das séries iniciais (1ª a 4ª séries) a nota média da rede municipal foi de 6,5, a maior entre as escolas municipais capixabas. O índice também coloca o município na liderança entre todas as escolas públicas, mas neste caso empatado com a rede estadual de Venda Nova do Imigrante.

Já nas séries finais (5ª a 8ª séries) a rede municipal de Domingos Martins é a primeira colocada entre todas as escolas públicas do Estado, com o índice de 5,3. Outra média que coloca o município entre os melhores é o índice de 7,1 obtido pela Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth nas séries inicias.

O indicador conquistado pela unidade é o terceiro maior entre todas as escolas públicas do Estado e está um décimo acima da média registrada na rede particular capixaba. As notas do município superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para 2009. O indicador esperado pelo Governo Federal era de 4,6 para séries iniciais e 4,0 para séries finais.

A secretária municipal de Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva, acredita que a valorização dos professores é um dos fatores que contribuíram para o bom resultado.

“Temos no município muito comprometimento por parte dos profissionais da educação e buscamos valorizar esse empenho com formações permanentes e melhoria salarial. Outros fatores positivos são o acompanhamento de pedagogos nas unidades de ensino e a melhoria na rede física com a construção de novas escolas e ampliação e reforma de outras”, comentou.

O que é o Ideb

O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino brasileiro. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota 6,0 em 2022, que é a média que o ensino em países desenvolvidos tinham em 2003.

Para formar o índice são consideradas as taxas de aprovação nas escolas e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil, para o ensino fundamental, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o ensino médio. Esses dois testes avaliam as habilidades dos alunos em língua portuguesa e matemática.

Clique aqui para ver o resultado!

Confira mais Notícias

Educação

40 vagas de pós-graduação para o curso de Gestão em Saúde em Venda Nova

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio