Geral

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

O Campus do Instituto Federal do Espírito de Venda Nova do Imigrante está lançando a revista VNI Em Pauta, uma iniciativa do Grupo Conecta Ifes, formado por servidores e estudantes da instituição. O primeiro número da publicação está disponível de forma digital e apresenta notícias sobre Venda Nova do Imigrante, eventos do campus, entrevistas e matérias que abordam diferentes assuntos. Para acessá-la, basta clicar aqui.

“Tudo é pensado, produzido e escrito pelos alunos, com supervisão de servidores do campus”, destaca o professor Kaio Rangel, membro do grupo. Além dele, os professores Adriane Bernardo de Oliveira Moreira e Alex Caldas Simões compõem a equipe de servidores que orienta os alunos.

O grupo conta ainda com uma estudante do curso de graduação em Letras Português, já formada em jornalismo, e oito alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio oferecidos no campus (a lista completa dos componentes está no fim da matéria).

O grupo surgiu após o aluno Gabriel Faé Spilaris trazer a ideia para Adriane, que procurou o professor Marcelus Carlete Khéde, da Escola João Bley de Castelo, onde ele desenvolvia um trabalho semelhante. Após conversar com ele, ela escreveu o projeto que foi apresentado ao Ifes. Além da revista, o Grupo vai lançar um podcast (IFcast) e um canal audiovisual de informações (WebTV Jovens Titãs).

Enquanto os novos projetos estão em desenvolvimento, os alunos usam o perfil do grupo no Instagram (Grupo Conecta Ifes) para postar vídeos de entrevistas, que eles mesmos produzem e editam, além de informações sobre o que acontece no campus. “Eles estão muito empolgados e envolvidos”, destaca a professora Adriane.  

Mas o projeto não ficará restrito ao campus e a Venda Nova do Imigrante. “Queremos integrar a comunidade externa e trazer informações de outros municípios, já que nosso campus atende estudantes de diferentes cidades da região serrana e do Estado”, completa Adriane.

Recursos e parcerias

O Grupo Conecta Ifes busca parcerias para angariar recursos que serão utilizados custear despesas como aquisição de equipamentos, oferecimento de bolsas de estudo e a versão impressa da revista. Adriane conta que já inscreveu um projeto de captação na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo- Fapes e, em breve, serão publicados editais para a participação de empresas interessadas em apoiar o projeto.

Oficinas

Algumas oficinas com profissionais de diferentes áreas já foram realizadas com o grupo, como forma de trazer mais conhecimento aos alunos. Abaixo a lista das oficinas desenvolvidas até o momento.

Operação audiovisual, com Marcelus Carlete Khéde.

Escrita Jornalística, com Gabrielle Tallon (formada em jornalismo e membro do grupo).

Podcast (áudio e vídeo), com Camila Fioresi e Wellington Dias.

Fotografia, com o fotógrafo Marcos Vale Alves Pinto, de Ibatiba.

Oficina no LS Studio de Luciano Stelzer.

Membros do Grupo Conecta Ifes

Professores:Adriane Bernardo de Oliveira Moreira, Alex Caldas SimõeseKaio Rangel.

Aluna do Curso Superior Licenciatura Letras Português: Gabrielle Tallon (também formada em jornalismo).

Alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Gabriel Faé Spilaris, Matheus Brioschi Caliman, Gabriela Bonicenha Ferreira, Otávio Zanon da Fonseca, Lauany dos Santos Rigoni, Daniela de Paula Pereira, Manuella Serpa de Aguiar e Maria Luiza Vasconcellos Gonçalves.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho