* Leandro Fidelis
A comunidade de Pindobas, em Venda Nova, está em festa para receber a imagem da sua padroeira depois da restauração. No próximo dia 20 (segunda-feira), a santa chegará na ocasião da Festa de Nossa Senhora da Penha, quando os devotos vão poder conferir o trabalho dos técnicos da Ufes, que começou há um ano.
A programação religiosa teve início nesta quarta-feira (15) com o tríduo preparativo com a participação da comunidade de São Roque. Nesta quinta-feira (16), à noite, estarão à frente das celebrações as comunidades de Bela Aurora e Santo Antônio. Amanhã, Pindobas recebe a comunidade de Santa Teresinha.
Na próxima segunda-feira, a comunidade praticamente vai parar para receber a imagem da santa. Haverá missa, procissão, o famoso cachorro-quente e uma exposição com várias etapas do processo de restauração.
Os trabalhos começaram em abril de 2008. Desde a última festa, a comunidade vem arrecadando fundos para concluir a restauração devido à importância da imagem para a religiosidade e história locais. Trata-se de uma obra centenária, assim como a igreja de Pindobas, primeira construída no município.
* Colaborou nesta matéria Márcia Bissoli Dalvi