Imagens sacras são alvo de vândalos na Região Serrana

Surpresa e revolta para fiéis na Região Serrana do Espírito Santo, nesta segunda-feira (12), Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado. As imagens de Nossa Senhora de Lourdes, Santa Bernadete, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia foram alvos de vândalos no distrito de Santa Rita, Marechal Floriano. As imagens foram encontradas jogadas no chão do lado de fora da Gruta de Santa Maria que fica na rodovia Francisco Stockl, local que costuma ser visitado por fiéis católicos na região.

A Gruta de Santa Maria fica a cerca de dois quilômetros da Rodovia BR 262 – a dez quilômetros do Centro de Marechal – e serviu de abrigo para imigrantes alemães no final do século XIX. Nossa Senhora de Lourdes estava à margem da estrada, que dá acesso à comunidade de Santa Rita, onde vivem cerca de 370 famílias. Esta imagem teve trincas no rosto, na cintura e em uma das mãos. A outra, Santa Bernadete, teve a base danificada .

Nossa Senhora de Lourdes possui um metro de altura. Já Santa Bernadete – representada de joelhos -, possui um pouco mais de 60 centímetros. Ambas são bem pesadas e precisam ser carregadas, geralmente, por duas pessoas. Essas imagens foram colocadas na gruta por moradores da região. As outras duas imagens são bem mais leves e possuem 15 centímetros cada. Santa Rita de Cássia foi encontrada partida ao meio e Nossa Senhora Aparecida estava totalmente destruída, segundo testemunhas.

A Polícia Militar registrou a ocorrência por volta das 7h30 desta segunda, mas ainda não se sabe exatamente qual era a intenção de quem retirou as imagens de dentro da gruta – que é aberta ao público e de fácil acesso.

A primeira a avisar a outros moradores da região depois de ver as imagens foi a auxiliar de escritório, Rosilene Nespoli Huwer, 19 anos. Ela estava na garupa de uma moto, junto com o pai, quando notou as imagens do lado de fora da gruta por volta das 6h20.

“Fiquei em choque na mesma hora que vi aquilo. Não acreditei. Foi muita falta de respeito com toda nossa comunidade, ainda mais por isso ter aparecido justamento no Dia de Nossa Senhora da Penha. Muita falta de respeito mesmo. Fiquei revoltada como muitas outras pessoas”, afirmou a jovem.

Segundo a coordenadora da comunidade católica da Igreja São José (em Santa Rita), Odete Ludovico, aproximadamente 30 pessoas estiveram no local e tiveram a mesma reação que a jovem Rosilene. Algumas chegaram a chorar.

Odete Ludovico informou ainda que depois de registrar a ocorrência com a Polícia Militar, os moradores recolocaram as imagens no oratório dentro da gruta. O local não tem vigilância e apesar do ato de vandalismo não existe a intenção de se fazer algo no sentido de dar mais segurança às imagens.

“Não pretendemos, pelo menos por enquanto, colocar grades ou algum vigilante no local. Nossa comunidade nunca precisou de algo assim, mas vamos mobilizar as autoridades para que algo seja feito. Nesta terça-feira (13) vamos registrar boletim de ocorrência também na Polícia Civil”, disse a coordenadora. Nesta segunda, a Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano estava fechada em função do feriado de Nossa Senhora da Penha (* Gazeta Online).

Confira mais Notícias

Licenciamento do Veículo: confira passo a passo para emitir o documento de forma digital

Exposição Nacional de Orquídeas vai até domingo (15) em Venda Nova

Por meio da aventura, Trilheiros promovem a solidariedade durante o ano em Venda Nova

4ª RuralturES reúne quase 20 mil visitantes e movimenta R$ 5,5 milhões em negócios locais

Sicoob ES é uma das melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo

Fogo

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

Oito estados e DF têm alerta de grande perigo para baixa umidade

RuralturES vai até domingo (8) com mais de 160 expositores e experiências únicas em Venda Nova