Para comemorar a imigração italiana em Alfredo Chaves, o município realiza o 2º Festival de Imigração Italiana no próximo dia 22, sábado. A programação começa às 17h, com torneio de mora (jogo italiano) e, na seqüência, apresentação de corais, grupos de dança e bandas folclóricas.
Ainda de acordo com os organizadores, haverá exposição de fotos antigas do Arquivo Público Estadual e recepção dos nonos na entrada da festa. O evento será realizado no parque de exposições Reginaldo Roque Giori, na sede de Alfredo Chaves.
De acordo com a subsecretária de Esporte, Lazer e Cultura, Maria da Penha Franzotti Donadello, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será uma noite especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias, poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.
O secretário de Turismo do município, Rodolpho Cavalini, acredita que mais de quatro mil pessoas passem pela festa. Os ingressos antecipados para a festa custam R$ 7,00 e podem ser adquiridos em Alfredo Chaves e nos municípios de Iconha, Anchieta e Alto Pongal.
A imigração italiana em Alfredo Chaves começou em 1877. Durante o evento, a Associação Veneta de Alfredo Chaves (Avêneta) vai homenagear o nono e a nona mais velhos e o casal mais antigo.
Confira abaixo a programação da festa:
17h – Abertura oficial
17h30 – Torneio de Jogo Morra
18h – Apresentação do Coral Della Mamma
18h30 – Benção da Polenta com a apresentação do Coral Santa Cecília
19h – Apresentação do Coro dos Camponeses de Carolina
19h30 – Homenagem aos nonos
20h – Apresentação Grupo Granelli dei Monti
20h30 – Apresentação Grupo Di Ballo Saltarelo
21h – Show com a banda italiana Gioco Di Mora
23h – Show com o grupo de forró Musical Prateado
01h – Show com a banda Tropical Brasil
* Fonte: Gazeta Online