A campanha de vacinação contra a H1N1 recomeça nesta terça-feira em postos de saúde de todo o Estado. Em Venda Nova do Imigrante, as doses estão sendo oferecidas apenas na unidade da Vila da Mata. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde da cidade, Sílvio Sathler, a intenção de concentrar a aplicação da vacina é para otimizar o uso das doses.
"Normalmente temos várias salas de vacina, em vários locais diferentes. E, em cada lugar, abria-se um vidro do produto. Como há um prazo muito pequeno para o uso das doses, muitas vezes perdíamos parte do conteúdo. Com a concentração em apenas um posto, há uma demanda maior e a perda é bem menor", explica o coordenador da Vigilância em Saúde de Venda Nova, Silvio Sathler.
Ao todo, a cidade recebeu do Estado 350 doses. Mas a campanha de imunização não vai atingir a toda a população. Apenas grupos prioritários terão direito à dose, ou seja, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com 60 anos ou mais. Os portadores de doenças crônicas não serão imunizados. Eles não fazem parte do grupo prioritário, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
O governo do Estado comprou 150 mil doses do remédio e a ideia é chegar a 100% de imunização nas categorias do grupo prioritário que não atingiram a margem, informou a Secretaria de Estado da Saúde.