Inadimplência: Prefeitura vai perdoar juros e multas

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última terça-feira, dia 10 de março, o Projeto de Lei nº 004/2009 que autoriza a Prefeitura conceder anistia de multas e juros de mora de débitos inscritos em dívida ativa. Estão incluídos o Imposto Predial e Territorial Urbano- IPTU, Impostos Sobre Serviço de Qualquer Natureza- ISSQN, Contribuição de Melhoria- CM e Taxas. O Projeto de Lei é de autoria do Executivo e passou pelo estudo das Comissões Permanentes, que deram parecer favorável.

Alberto Falqueto- PDT usou a tribuna da Câmara para explicar a estratégia da Prefeitura em propor o perdão. Ele disse que o projeto veio em boa hora, pois existe procura para quitar dívidas no Setor Tributário. Segundo ele, há dificuldade em fazer um cálculo com precisão e a anistia das multas e juros vai possibilitar o pagamento.

“O perdão das multas e juros não é considerado renúncia de receita”, declarou o vereador. Ele informou ainda que são quase R$ 500 mil de dívida e com o incentivo, a Prefeitura abre mão de cerca de R$ 100 mil.

Já o vereador Tarcísio Botacin- DEM se disse preocupado com o nível de inadimplência e com a indignação de quem paga em dia. No entanto ressaltou considerar louvável o artigo 5º, que prevê realização de campanhas de educação tributária e atualização do cadastro imobiliário.

Parcelamento do IPTU

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade, a Indicação nº 005/2009, de autoria do vereador Fernando Altoé- PSDB, que solicita ao prefeito o parcelamento do Imposto Predial Territorial Urbano- IPTU. A Indicação sugere ainda facultar o pagamento em parcela única , com desconto.

De acordo com justificativa do autor da indicação, o momento de crise requer negociar. Altoé lançou mão de uma prática comum entre os empresários para sugerir que a Prefeitura o parcelamento. A indicação também sugere a Prefeitura viabilizar o parcelamento entre os meses de abril a outubro. “Do final do ano ao início do outro, existem os compromissos com o pagamento do 13º, material escolar, IPVA, entre outros”, exemplificou.

* Fonte: Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto