FMZ A Rádio
da Família

Inauguração do Trem das Montanhas é adiada para o inverno

O início da operação do Trem das Montanhas, ligando as estações de Viana e Marechal Floriano sobre os trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica, nas montanhas capixabas, ficou para a temporada de inverno, segundo anunciou o secretário de Estado do Turismo, Marcus Vicente. A previsão é para junho de 2008.

A idéia era iniciar a operação no dia 16 de dezembro, quando se comemora o Centenário da Estrada de Ferro Leopoldina, e proporcionar aos turistas mais uma opção de lazer no verão, mas a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) pediu um novo prazo para a capacitação do trecho da estrada de ferro, conforme comunicado do gerente geral de gestão econômica, coligadas e desenvolvimento sustentável da Diretoria de Pelotização da Companhia Vale do Rio Doce, Charles de Rezende.

“O projeto está em curso e será implantado pelo Governo do Estado. Esses atrasos são normais em função de uma série de medidas para sua execução. Precisamos colocá-lo em operação para não mais parar, e todos os detalhes estão sendo estudados, cuidadosamente, para a operação perfeita e segura do Trem das Montanhas”, disse o secretário Marcus Vicente.

A especificação do virador de locomotivas também já foi concluída e, segundo Charles de Rezende, nos próximos dias será fornecida a ordem de compra. A aquisição já foi aprovada e será feita pela Diretoria de Pelotização da Vale. A estimativa de fornecimento é para os próximos 60 dias.

Serão aplicados, pela Secretaria de Turismo, cursos de qualificação dos atores econômicos envolvidos com o receptivo aos turistas, em turmas de 10 a 30 alunos. Os cursos visarão à qualidade no atendimento, voltados para bares, restaurantes e taxistas e qualidade na manipulação de alimentos, para bares, restaurantes e agroindústria (produção artesanal de licores, massas, etc).

O passeio do Trem das Montanhas percorrerá 29 quilômetros, entre as estações de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. Segundo a gerente de gestão, Diomedes Berger Caliman, a passagem deverá custar R$ 20,00 e o programa será desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), sediada em Campinas (SP), em parceria com a Setur, utilizando a ferrovia Centro-Atlântica.

Dois vagões de passageiros, especialmente preparados, serão puxados por uma locomotiva a vapor. Haverá dois viradores, nas estações de Viana e Marechal Floriano. Esta é a principal obra do percurso, que envolve, ainda, as prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. A ABPF é presidida por Jorge Luiz Sanches.

Inicialmente, o Trem das Montanhas funcionará nos finais de semana, mas, dependendo da demanda, poderá funcionar também em outros dias. Os turistas terão várias opções de lazer ao longo do dia, nas montanhas capixabas.

* Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos

Visitação ao Bosque das Cerejeiras em Pedra Azul é cancelada

RuralturES 2022 terá espaço para exposições ampliado em 40%

Roteiro Agroturismo, no Espírito Santo, é o último a ser validado pelo Ministério do Turismo

Espírito Santo tem quarto melhor crescimento no Índice de Atividades Turísticas