Inaugurado 82° escritório do Incaper no Estado

Com o propósito de melhorar a qualidade do morango na Região Serrana do Estado e aproximar a assistência técnica dos produtores rurais, nesta segunda-feira (22), às 17 horas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugura na comunidade de Tijuco Preto, em Domingos Martins, o seu 82º escritório no Estado.

Durante a cerimônia, serão entregues à comunidade dois tratores, duas retroescavadeiras e um veículo Gol, para uso dos técnicos do escritório. Os recursos são provenientes de uma parceria entre o Incaper, Prefeitura de Domingos Martins e Governo Federal. São esperadas no evento aproximadamente mil pessoas.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o escritório do Instituto em Tijuco Preto será de suma importância para melhoria da qualidade do morango produzido na região, tendo em vista que a comunidade é uma grande produtora da fruta. “Cerca de 85% da área de produção de morango em Domingos Martins concentra-se na comunidade. A inauguração vai aproximar os técnicos dos agricultores, com o propósito de orientá-los sobre práticas para melhoraria da qualidade da produção, proporcionando uma maior agregação de valor à atividade”, afirmou.

Os produtores que pretendem valorizar a qualidade do morango poderão se cadastrar no escritório local do Incaper e participar do Programa de Adesão do Selo e Controle da Produção da Fruta, que é uma forma de certificação e identificação da origem do morango, cujo objetivo é garantir mercado e renda aos agricultores.

Para o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, o escritório local do Incaper será extremamente benéfico aos produtores, já que 99 % deles vivem da agricultura familiar. “Tijuco Preto é uma comunidade que fica localizada a 65 quilômetros da sede de Domingos Martins. Com a presença dos técnicos do Instituto dentro da comunidade, será mais fácil o acesso às propriedades, de modo a possibilitar o acompanhamento de perto”, observou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, Ivo Pizzol, comentou que não se pode pensar em produzir só pelo fato do retorno em moeda, mas ressaltou que é preciso trabalhar de forma sustentável, sendo a atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.

“O escritório do Incaper na localidade é fundamental porque é um modo de transportar conhecimentos aos produtores diante do avanço da ciência. O agricultor precisa trabalhar de forma organizada para realizar trabalhos em grupo e produzir com responsabilidade”, disse Pizzol.

Produção de morango na região

Em Domingos Martins, aproximadamente 70 hectares são destinados à produção de morango, sendo que 60 hectares deles estão concentrados em Tijuco Preto. O local ainda apresenta o cultivo do café, eucalipto e hortaliças folhosas. A agricultura é a principal atividade econômica da comunidade e 350 produtores rurais utilizam da atividade como fonte de renda.

Escritórios

Com a inauguração desta segunda (22), em Domingos Martins passará a existir quatro escritórios locais do Incaper: o Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR), que centraliza o município; o Micro Regional de Desenvolvimento Rural (MDR) de Pedra Azul; o MDR de Paraju; e o MDR Tijuco Preto.

Além disso, o Incaper possui ainda escritórios locais em todos os 78 municípios do Espírito Santo.

Serviço:

Inauguração do escritório do Incaper de Tijuco Preto, em Domingos Martins

– Data: segunda-feira (22)

– Hora: 17 horas

– Endereço: Seguindo pela BR 262, nove quilômetros após Marechal Floriano, entrar no trevo do distrito de Paraju. Passando pela sede do distrito, ir pelo asfalto até a comunidade Ponto Alto e seguir pela estrada de chão por mais 16km

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)