O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), recebeu o prefeito de Conceição do Castelo para discutir futuras parcerias, conhecer mais sobre a Instituição com o objetivo de melhor o desenvolvimento da agricultura familiar no município.
Durante a reunião, vários representantes do município de Conceição do Castelo estiveram presentes, entre eles, o prefeito em exercício, Rogério Gava, os presidentes dos Conselhos Comunitários das localidades: Santa Teresa, São José de Bela Vista e Ribeirão de Santa Tereza; vereadores e agricultores familiares.
A equipe conheceu alguns dos trabalhos realizados pelo Incaper nos 77 municípios do Estado e suas diretrizes. Para o prefeito em exercício, Rogério Gava, a visita a sede do Incaper foi importante para conhecer ainda mais a atuação do Instituto. O dia foi bastante produtivo. Conhecemos mais sobre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que a empresa desenvolve, tiramos nossas dúvidas e a possibilidade de futuras parcerias, ressalta o prefeito.
Proater 2010
Com a conclusão dos Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), que tem o objetivo de elaborar de forma participava com os municípios as ações que serão desenvolvidas no ano de 2010, o Incaper em parceria com outras entidades atuantes no município – como Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicatos, Associações de Produtores, Conselhos Comunitários – planejam para o município a realização de cursos, reuniões, visitas, demonstração de métodos e excursões; promover encontros e dias de campo; implantar unidades demonstrativas e de referência, para assim, trabalhar a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, atuar no aumento da produtividade, aliando agregação de valor aos produtos e melhorar a renda do agricultor.
Conceição do Castelo
O município de Conceição do Castelo possui 11.773 habitantes. Estima-se que 95% da economia do município vêm das atividades agrícolas, esse valor deve-se ao fato do município possuir 1.281 propriedades rurais, das quais 93% estão classificadas como unidades de produção familiar. Aproximadamente 2.400 famílias tiram seu sustento das atividades ligadas à agropecuária. Essas atividades estão focadas na exploração principalmente da cafeicultura – arábica e conilon -, pecuária de leite, fruticultura – banana, lima ácida Tahiti e tangerina Ponkan -, silvicultura – eucalipto -, avicultura de corte e suinocultura.