Incaper promove curso diferente em Conceição do Castelo: doma racional

*Edimara Garbelotto

(edimara@radiofmz.com.br)

 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu um curso inusitado entre os dias 04 e 08 de março na Comunidade do Angá em Conceição do Castelo: Trabalhador na Equideocultura – Doma Racional. A capacitação consiste em treinar o operário do campo a manejar cavalos e seus híbridos sem utilizar a força bruta, melhorando o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, para que o agricultor possa adquirir resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias.

 

De acordo com o extensionista do Incaper de Conceição do Castelo, Adilar Viana, o município tem um grande número de pessoas que utilizam animais, cavalos, éguas e muares tanto para trabalho quanto para momentos de lazer. Muitas vezes esses animais são tratados com violência quando domados, pensando em melhorar essa relação, o Incaper buscou um profissional que pudesse oferecer um curso de doma racional na localidade.

 

O curso foi ministrado por Altamiro de Oliveira, que utilizou a técnica conhecida como doma racional com desbloqueio. Participaram da capacitação 18 produtores rurais da comunidade, que levaram seu próprio animal Iniciaram com a escovação, cabresteamento, charreteamento e desbloqueio de algum medo ou trauma sofrido pelo animal. Eles também aprenderam a utilização correto de equipamentos como: bridão, sela, manta, cabresto, cabeçada e rédeas.

 

 O que é a doma racional?

A doma, historicamente, sempre foi um processo de dominação e submissão do animal às vontades do homem. Era um processo, muitas vezes, cruel para o animal, que sofria muitas e dolorosas punições. Atualmente o que mais se usa é um método que consiste em ganhar a confiança do animal, ao invés de dominá-lo pelo terror. Este processo, adotado no mundo inteiro é conhecido como doma moderna ou, principalmente, doma racional.

 

A forma de doma mais utilizada pelo mundo é conhecida como Join Up, criada por Monty Roberts, conhecido como encantador de cavalos.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)