Os produtores familiares do distrito de Aracê, em Domingos Martins, já contam, a partir desta segunda-feira (27), com um reforço na assistência técnica e extensão rural. O Incaper, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), acaba de reabrir o escritório localizado na região de Pedra Azul.
Com isso, o município passa a ter a sua disposição três escritórios do Incaper. A unidade é formada por um técnico da Prefeitura local e uma engenheira agrônoma do Incaper, além de dois veículos, e servirá para ampliar o serviço de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares daquela área. A região do Aracê possui 1.200 propriedades- que produzem principalmente itens de fruticultura e olericultura- e representa um terço do território de Domingos Martins.
Durante a cerimônia de reabertura, realizada na manhã desta segunda (27), o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, afirmou que o escritório representa o incentivo do Governo do Estado à região, a qual apresenta potencialidades que podem ser impulsionadas.
Parceria
Mas Melo ressaltou que é preciso parceria, já que nenhum órgão consegue realizar o trabalho individualmente. O produtor precisa unir as suas forças com as associações, cooperativas, com o município, com a iniciativa privada e com outras entidades, pois somente por meio da parceria avançaremos, observou.
O secretário de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, Ivo Pizzol, disse que o escritório vai facilitar bastante o contato dos produtores com os técnicos. O escritório do Incaper no município fica a 53 quilômetros de distância, o que dificultava o acesso dos agricultores à assistência. Com essa parceria, sabemos que o serviço será dinamizado, destaca.
O produtor Lourival Bravim comemorou a retomada das atividades do escritório. Estou feliz com a reabertura, porque sabemos que isso vai ajudar a melhorar a nossa agricultura. Somos trabalhadores e contamos com aajuda dos técnicos, finalizou.