O administrador Evair Vieira de Melo é o novo presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Técnico agrícola formado pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre e especialista em cafeicultura empresarial pela Universidade Federal de Lavras, é destaque mundial em degustação de cafés especiais.
Melo assume a vaga deixada por Gilmar Dadalto, que continua no órgão como diretor-técnico. Já o então diretor-técnico Antônio Elias passa a ser o subsecretário administrativo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag).
Casado e pai de dois filhos, Evair de Melo 36 anos é natural de Conceição do Castelo, embora sua trajetória profissional tenha sido em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Estado, onde se tornou o 1º secretário de agricultura do município, e permaneceu no cargo por oito anos. Nesse período, implantou diversos cursos de qualidade do café pelo interior capixaba, como em Venda Nova, Castelo, Marechal Floriano, Vargem Alta, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Brejetuba e outros.
Em Venda Nova, Evair também foi o primeiro degustador do Centro de Classificação e Degustação do Café, em 1998, quando se iniciava o Projeto de Qualidade do Café das Montanhas do Espírito Santo, pelo Governo do Estado.
Autor de diversos trabalhos referentes à qualidade do café, Melo coordenou ainda o 1º Concurso de Conilon, promovido pela Cooabriel, em São Gabriel da Palha, e com isso tornou-se o coordenador de concursos de qualidade de cafés em Minhas Gerais, Paraná, Bahia, além de coordenar o Prêmio de Qualidade de Café das Montanhas do ES.
Evair de Melo é consultor de entidades americanas, européias e japonesas de Cafés Especiais. Em 2008, coordenou o 1º Prêmio de Qualidade de Cafés Especiais Arábica e robusta da Indonésia.
Nós temos uma orientação do Governo do Estado de dar continuidade aos projetos em andamento, enriquecendo a gestão pela nossa experiência como secretário municipal de agricultura. Temos a missão de aprimorar a relação entre os municípios e a pesquisa e a extensão rural do Instituto, além de ampliar a relação com outras entidades do setor, até mesmo da iniciativa privada, afirma Melo.
O novo diretor-presidente do Incaper disse ainda que haverá um esforço para melhorar as condições de trabalho dos funcionários do órgão e dos agricultores capixabas. É preciso levar informação ao agricultor, pois quem decide o que será feito no campo é ele. A partir de orientação, treinamento e da qualidade do trabalho realizado pelos técnicos, conseguiremos desenvolver uma agricultura capixaba sustentável, preocupada acima de tudo com as questões ambientais e com a segurança alimentar, frisou.
* Fonte: Assessoria Incaper