FMZ A Rádio
da Família

Incêndio devasta reservas florestais em propriedades da Mata Fria

* Por Leandro Fidelis (às 17h)

Já dura 24 horas um incêndio de causa desconhecida em reservas florestais de propriedades em Mata Fria, localidade na divisa entre os municípios de Conceição e Afonso Cláudio. Desde cedo, as regiões próximas ficaram cobertas pela fumaça.

Moradores relataram que o fogo começou por volta das 5 da tarde do alto da Pedra Grande, na propriedade dos Betini, do lado pertencente a Afonso Cláudio. O agricultor Carlos Zucolotto Pagio fez um aceiro com o trator para impedir o avanço das chamas até plantios de eucalipto próximos.

Sua mãe, Rosalina, de 64 anos, disse que é a primeira vez que vê queimada na região. “À noite foi assustador ouvir o barulho das aves e barbados que vivem na mata. Acho que foi alguém maldoso que causou isso”, contou ao repórter da Rádio FMZ.

Pela manhã, era grande também o risco das chamas atingirem a linha de transmissão de energia no alto dos morros. À tarde, o incêndio começou a devastar a vegetação em Alto Bananeiras, do outro lado de Mata Fria.

A viatura do Corpo de Bombeiros só chegou por volta das 14h, mas não conseguiu subir por causa do difícil acesso. Segundo o soldado Willian, só hoje foram atendidas ocorrências de incêndios semelhantes em Guaçuí, Vitor Hugo (Domingos Martins) e Burarama (Cachoeiro de Itapemirim).

Os Bombeiros garantiram que as casas em volta da Pedra não correm risco de incêndio. A Polícia Ambiental não retornou nosso telefonema até a publicação desta matéria para informar a área atingida.

Cinzas

A fumaça podia ser avistada de longe desde cedo em Venda Nova. A fuligem surpreendia quem estava na rua ou até mesmo em casa.

Não se sabe também se o incêndio foi o responsável pelo aumento da temperatura na região. Fez calor pela manhã e o termômetro da Prefeitura chegou a registrar 34º por volta das 13h30.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´