Inflação da cebola: alimentação, habitação e transportes corroem os salários

"Está tudo muito caro". Difícil encontrar alguém que não tenha ouvido (ou falado) essa frase nos últimos dias. Não é para menos. Desde 1996 os brasileiros não enfrentam uma inflação tão alta para um mês de junho. O  Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o termômetro dos aumentos (ou quedas) de preços, chegou a 0,79% este mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na prática, isso significa que está "sobrando mês no salário do brasileiro", que vai às compras e encontra tudo mais caro.

 

Dando uma olhada nos últimos dozes meses, quer dizer, de julho do ano passado a junho deste ano, o índice ficou em 8,89%, a maior taxa desde 2003. Para mostrar em números o que o consumidor já sente no dia a dia, somente os grupos alimentação e bebidas, habitação e transporte respondem por 71% do impacto da inflação no bolso do brasileiro. 
Entre os produtos que empurraram a inflação para as alturas, estão passagens aéreas, produtos de limpeza, aparelhos de TV, som e informática. A cebola, aliada nas receitas deliciosas da família, também se tornou vilã para os consumidores país afora: teve alta de 23,78% em junho. 

 

Sobre o IPCA

O IPCA é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre um e 40 salários mínimos mensais.

 

Em junho, ficou em 0,79%, acima da taxa de 0,74%, registrada no mês de maio. Com esse resultado, o primeiro semestre do ano fechou em 6,17%, mais do que os 3,75% do primeiro semestre de 2014, registrando a taxa mais elevada para o período de janeiro a junho desde 2003 (6,64%).

 

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Confira mais Notícias

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024

Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina