Início da safra do morango aumenta a oferta da fruta na Ceasa

Nos nove primeiros dias deste mês foram já ofertadas mais de 34 toneladas de morango na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), com o preço médio de R$ 6,52/quilo. O aumento da presença da fruta no entreposto se deve ao início da safra.

Desde o mês passado, quando começou o cultivo da fruta, a oferta vem crescendo. O preço médio do produto já caiu 18,5%, quando comparado ao intervalo de 1º a 9 de junho deste ano.

De acordo com a série histórica, a safra vai até outubro e a tendência é que os preços continuem a cair, e a oferta aumente também durante os próximos meses.

No Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é considerado o maior produtor de morango, seguido por Domingos Martins, Castelo e Venda Nova do Imigrante. Na Ceasa, em 2008, no período de safra, foram comercializadas mais de 900 toneladas da fruta.

Valor Nutricional

O morango é um alimento rico em vitaminas A, C e também do complexo B. Contém ferro, cálcio e fósforo. Estima-se que 100 gramas da fruta fornecem 36 calorias.

Dicas de consumo:

– Deve ser lavado em água corrente, e deixado de molho em água com o suco do limão ou vinagre, durante 15 minutos.

– É indicado no tratamento de doenças como gota e reumatismo. É também eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias. Contém uma substancia chamada quercitina, que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

– A folha, utilizada no preparo de chá, purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)