As inscrições para o VestUfes 2010, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), terminam nesta terça-feira (20). São oferecidos 4.245 vagas para 79 cursos de graduação. As inscrições somente poderão ser efetuadas pela Internet, no endereço eletrônico da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), no Site da CCV, e somente poderão ser feitas até as 14 horas.
Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição e imprimir o boleto para o pagamento da taxa nas agências do Banco do Brasil. A taxa de inscrição é de R$ 35.
O requerimento de inscrição, mais a foto 3X4 do candidato deverão ser enviados pelos Correios até o dia 20 de outubro, para a Universidade Federal do Espírito Santo, Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, CEP 29075-910, Vitória, ES. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto no Banco do Brasil.
A CCV alerta os candidatos para o correto preenchimento do formulário de inscrição, principalmente o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) 2009. Os candidatos que obtiverem isenção do pagamento da taxa deverão fazer a inscrição também pela internet, até o dia 20 de outubro. O Manual do Candidato, para download, onde constam as instruções gerais, os programas das provas, e informações sobre os cursos está disponível no site da CCV/Ufes.
Os candidatos poderão fazer a inscrição com o protocolo da carteira de identidade. Porém, até o dia 6 de novembro deverão apresentar o documento original. Os candidatos deverão, no ato da inscrição, assinalar a modalidade de optante ou não-optante pela reserva de vagas (cotas). Em caso de inscrição como optante pelas cotas, o candidato deverá enviar à Secretaria de Inclusão Social (SIS/Ufes) os documentos exigidos em edital específico publicado pela SIS, disponível no endereço www.ccv.ufes.br.
Os candidatos que necessitarem de atendimento especial durante a realização das provas deverão enviar o laudo médico até o dia 6 de novembro à CCV, pelos Correios ou pessoalmente na sua sede.
O cartão de inscrição, documento indispensável para acesso aos locais de prova, poderá ser retirado em www.ccv.ufes.br, a partir do dia 20 de novembro.
O candidato “treineiro”, que deseja realizar as provas somente como experiência, deverá preencher um formulário específico de inscrição. Para efetivar sua inscrição, o “treineiro” deverá efetuar todos os procedimentos indicados a todos os candidatos; porém, não haverá necessidade de escolher o curso, mas apenas assinalar as provas discursivas que deseja realizar.
A primeira etapa do VestUfes 2010 equivalerá às notas obtidas nas provas objetivas do Exame Nacional de Ensino Médio (Novo Enem 2009), e servirá exclusivamente para habilitação para a segunda etapa do VestUfes 2010.
A segunda etapa será aplicada para todos os candidatos inscritos, no período de 13 a 15 de dezembro, com provas discursivas específicas e de redação. Todas as provas desta fase serão realizadas no período de 14h às 17h.
Calendário das provas:
13/12 – Prova de Redação, com três questões para todos os candidatos.
14/12 – Prova discursiva 1 (Física ou História ou Química ou Língua Inglesa) com cinco questões cada.
15/12 – Prova discursiva 2 (Matemática ou Geografia ou Biologia ou Língua Portuguesa e Literatura) com cinco questões cada.
As provas da segunda etapa serão realizadas nos municípios de Alegre, Cariacica, Colatina, Guarapari, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
As vagas oferecidas para a modalidade de optantes pela reserva de vagas do Sistema de Inclusão Social serão destinadas aos candidatos que atenderem ao seguinte perfil: não possuir diploma de nenhum curso de nível superior; ter cursado, no mínimo, quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio ou curso equivalente em escola pública no Brasil; e possuir renda familiar de até sete salários mínimos mensais no ano anterior ao de sua inscrição no VestUfes 2010.
Os candidatos que tenham obtido certificação do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino, mediante aprovação nos exames supletivos e/ou instrução personalizada, poderão concorrer como optantes pela reserva, desde que tenham cursado o ensino fundamental integralmente e exclusivamente na rede pública.
Não serão considerados como optantes pela reserva de vagas os candidatos que tenham estudado em escola particular, ainda que com bolsa de estudos integral e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais.
* Gazeta Online