O Governo do Estado fomenta a qualificação profissional como estratégia para garantir mais emprego e desenvolvimento ao Espírito Santo. O projeto que melhor representa este conceito é o Programa NossaBolsa, gerenciado pela Secretaria Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), que oferece bolsas de estudos de nível superior para os estudantes da rede pública. O edital foi lançado no dia 30 de novembro e as inscrições prosseguem até o dia 30 de dezembro, às 18 horas.
O Programa oferece oportunidades em 55 cursos de 32 faculdades do Espírito Santo. O secretário de Ciência e Tecnologia, Lucio Spelta, ressalta que o investimento do Governo do Estado prioriza a capacitação para qualificação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. Dos 55 cursos oferecidos, consideramos as engenharias, biomédicas, turismo e as áreas de interesse, tais como pedagogia e agronegócios, afirmou.
Para se inscrever no Programa, o aluno deverá ter feito todo o ensino médio em escola pública da rede estadual e ter renda de até 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar. O critério de seleção é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a gerente do programa, Graziella Pagani, no ato da inscrição, é necessário que o aluno informe o número de seu CPF e não o de cadastro no Enem. Além disso, o assessor de novas mídias da Sect, Hugo Martinelli, recomenda que as inscrições sejam feitas no navegador Internet Explorer, visto que em navegadores como Mozilla Firefox e Google Chrome podem ocorrer falhas em alguma etapa do processo.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.nossabolsa.es.gov.br. Mais informações no telefone 3233-3517.