Previsão do Tempo

Inverno começa nesta terça (21) e temperaturas devem ficar entre 13ºC e 27ºC

O inverno de 2011 começa oficialmente nesta terça-feira (21), às 14h16, em todo o Hemisfério Sul. As temperaturas médias ficarão entre 13ºC e 27°C no Espírito Santo, de acordo com o serviço de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A estação mais fria do ano será de poucas chuvas, noites mais longas que os dias e temperaturas amenas. No Estado, julho, agosto e setembro, que compreendem o período do inverno, são os meses mais secos do ano. O meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, explica que, nessa época o principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar de origem polar, que, ao passarem, provocam a queda nas temperaturas.

Outra característica do inverno, segundo Hugo, são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana. “Esses eventos costumam ocorrer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável e com pouco vento”, diz.

No período da tarde, a umidade relativa do ar tende a diminuir, algumas vezes atingindo índices críticos (abaixo dos 30%). Os baixos índices de umidade relativa do ar são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico (pouca chuva) da estação, podem favorecer a ocorrência de incêndios.

Na Região Serrana, a previsão é de máximas em torno de 24ºC e mínimas de 13°C. Entretanto, com a passagem de massas polares de forte intensidade em algumas ocasiões, as temperaturas podem ficar abaixo de 5ºC. Para quem planeja um passeio à região de montanhas do Estado, o meteorologista lembra que os meses mais frios do ano são junho, julho e agosto. Para as demais regiões, incluindo a Grande Vitória, as temperaturas médias são de máximas a 27°C e mínimas a 17°C.

Confira mais Notícias

Semana de tempo instável no Espírito Santo

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

plugins premium WordPress