Inverno: momento de ajudar a pele a se recuperar dos danos do verão

Estação pede cuidados com a hidratação da pele – Divugação/Asscom Sesa

Com temperaturas mais amenas e sol mais tímido durante o inverno, muita gente começa a buscar os consultórios de dermatologistas para tirar manchas, hidratar e revitalizar a pele agredida pelo excesso de exposição no verão. Mas, há quem se esqueça que essa estação do ano também provoca ressecamento por causa da baixa umidade e é preciso cuidado especial para devolver a vivacidade e o aspecto saudável e para prevenir doenças oportunistas como a dermatite seborreica.

A dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Telma Lucia Guimarães Macedo é uma das profissionais que têm percebido aumento na demanda de pacientes em busca de tratamentos para revitalizar a pele. “Esta é a época mais apropriada para tirar manchas de pele e sinais de envelhecimento causado pelo tempo. Como a exposição ao sol diminui, é o momento mais indicado para a prescrição de ácidos que têm a função de promover a renovação celular, além de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem o dano solar”, explica a dermatologista.

Entre os procedimentos mais procurados nessa época do ano estão peeling e laser. O peeling é um tratamento à base de cauterização química associada com medicamentos para combater acne, manchas e pele áspera. Já o laser é mais indicado para tratar pequenas manchas e rugas finas. Ele estimula a remodelação do colágeno, o que dá mais vitalidade à pele e melhora rugas finas.

A médica lembra que esses tratamentos são associados ao uso de outros produtos e explica que são feitos no inverno porque deixam a pele mais vulnerável durante o processo e é preciso maior cuidado na exposição ao sol. Conforme a profundidade do tratamento, a pessoa pode ficar de três a sete dias sem se expor ao sol.

Hidratação

Banhos quentes devem ser evitados, porque ressecam a pele – Reprodução/MorgueFile

Nesta época do ano também é importante manter a pele hidratada, para evitar aquele aspecto esbranquiçado. Apesar do tempo mais frio convidar para banhos quentes, a orientação é optar pelo banho morno, evitando o ressecamento da pele. A dica da médica é usar sabonetes mais suaves, emolientes, para não tirar a oleosidade e, após o banho, usar creme hidratante para o corpo, aproveitando esse momento em que a umidade propicia melhor absorção do produto.

O uso de filtro solar continua indicado, mesmo no inverno, para prevenir câncer de pele. Mas a médica faz uma ressalva importante. “O sol é fonte importante de absorção da vitamina D e ajuda a fixar o cálcio nos ossos, prevenindo doenças. É aconselhável tomar 15 minutos de banho de sol nos braços ou pernas, no horário das 10 às 16 horas, para aproveitar os benefícios da radiação ultravioleta”.

O corpo cuidado e hidratado também ajuda a prevenir contra a penetração de bactérias e fungos. A dermatite seborreica, por exemplo, é uma doença inflamatória que tende a se agravar nesse período. Aparece em forma de manchas que coçam e descamam. No couro cabeludo é conhecida como caspa e causa pânico em muita gente, porque é difícil de esconder, além do desconforto que provoca pela coceira. Mas a doença também atinge outras áreas como sobrancelhas, púbis, costas e a região entre os seios.

Para cuidar dessas doenças e realizar qualquer tipo de tratamento na pele, a médica orienta que é importante visitar um dermatologista, que poderá indicar o produto mais adequado para cada paciente.

 

Fique por dentro

– Esta época é perfeita para os tratamentos com laser para rugas, manchas, cicatrizes e remoção de pêlos, pois as pessoas estão com a pele mais clara e sem bronzeado, que é o ideal de pele a ser tratada e com menos risco.

– Cuide também da hidratação dos lábios. Prefira batons com filtros labiais hidratantes e emolientes que parecem baton, mas não têm brilho, o que não constrange os homens.

– Quanto à caspa do couro cabeludo, sugere-se que o cabelo não seja lavado com frequência menor do que de dois em dois dias, porque quanto menos lavado, mais caspa e, consequentemente, mais queda.

 – Orientar principalmente as crianças para lavar toda a cabeça, contorno da face e meio. Não deixar o corpo com o creme condicionador, porque ele oferece alimento para os fungos do "pano branco".

Confira mais Notícias

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano