O Governo do Estado vai investir R$ 1,8 milhão em 2010 para oferecer infraestrutura e capacitação específica para aproximadamente 3,5 mil jovens que vivem em comunidades rurais dos municípios do interior do Espírito Santo. As ações fazem parte do programa Valorização da Juventude Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), e tem como objetivo fortalecer o acesso ao conhecimento, à formação profissional e à valorização da cultura e da identidade regional. Os recursos fazem parte do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.
Ontem (09), no Palácio Anchieta, cerca de 400 jovens de 30 municípios do interior capixaba participaram da aula inaugural dos cursos de Qualificação Social e Profissional, onde serão oferecidas capacitações sobre os principais conhecimentos relacionados à gestão da propriedade rural e unidade pesqueira, tendo como base a metodologia da Pedagogia da Alternância, onde é englobada a formação integral do jovem, numa perspectiva que alterna espaço de tempo de aprendizagem na escola, na família e no meio social e profissional. Os cursos são ministrados em parceria com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e possuem 250 horas de carga horária.
A solenidade, realizada no Salão São Tiago, contou com as presenças do governador Paulo Hartung, do secretário da Agricultura, Enio Bergoli; dos presidentes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, da Ceasa/ES, Luiz Carlos Prezoti, e o interino do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), José Luiz Demoner de Almeida; da subsecretária de Cultura, Anna Luiza Lemos Saiter; da coordenadora do programa de Valorização da Juventude Rural da Seag, Célia Kiefer; dos deputados: Estadual César Colnago e Givaldo Vieira, e Federal, Lelo Coimbra; dos prefeitos de Montanha, Iracy Baltar, Anchieta, Edival Petri, Laranja da Terra, Joadir Lourenço, Conceição da Barra, Jorge Donati, Sooretama, Joana Rangel, e Mimoso do Sul, Ângelo Guarzoni, dentre outros.
O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, falou sobre a importância de promover uma capacitação para os jovens do campo. A valorização da juventude rural está incluída dentro do programa de longo prazo do Governo, o Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba Novo Pedeag, que tem como principal objetivo levar oportunidade para que os jovens rurais não precisem mais sair do interior. Em uma visão contemporânea e moderna, jovem é sinônimo de mobilidade e tem desejo de novas experiências, mas estamos criando oportunidade no interior para que os filhos de agricultores possam tirar da terra renda e uma vida melhor. Espero que estes jovens nos ajudem a continuar construindo um novo Espírito Santo, estando no meio urbano ou rural, afirmou.
O governador Paulo Hartung afirmou que o Programa de Valorização da Juventude Rural é mais uma ferramenta que o Governo do Estado está utilizando para qualificar e capacitar os jovens do interior. A qualificação e a capacitação profissional são fundamentais para que os jovens, tanto da Grande Vitória quanto do interior, sejam inseridos nesse novo ciclo de desenvolvimento do Espírito Santo, ressaltou.
Hartung enfatizou que o Governo vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região. Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas como o Programa de Valorização da Juventude Rural, capazes de criar um campo de igualdade de oportunidades entre os capixabas, salientou.
Para a realização destes cursos, foi firmado convênio com o MEPES, no valor de R$ 614.960,00, sendo abertas 360 matrículas para jovens rurais de 15 a 29 anos (Clique aqui para ver organização por região).
Agradeço a oportunidade do Estado que está me ajudando para que eu possa ter uma vida digna no interior. Através do curso pretendo ajudar a minha família e administrar corretamente nossa propriedade, afirmou a estudante Rejiane Jastrow, de Domingos Martins.
Durante o evento a aluna Rosane Carla Basílio da Costa entregou um kit para o governador contendo uma camisa, um DVD e um livro sobre a juventude rural. Iniciativa essa como a do Governo veio para melhorar a nossa vida e nossa visão de viver no interior. Esse curso vai me ajudar a gerar renda para nossa propriedade, pois hoje só produzimos para consumo próprio, e para nos dar uma visão de agroturismo para recebermos visitantes em nossa terra, avaliou.
Acredito que vão surgir bons projetos que irão beneficiar a todos esses jovens, que serão futuros empreendedores. Com esse incentivo do Governo será mais fácil para conseguir um apoio financeiro de alguma instituição ou até mesmo pelo Pronaf Capixaba, além de trazer mais oportunidade para melhorar a vivência no campo, apontou o secretário geral do Mepes, José Valdemar Pin.
Além do projeto Qualificação Social e Profissional, fazem parte ainda do Programa Valorização do Jovem Rural os projetos Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais; Arte do Saber; Cinema Rural; Plantando Árvores, Colhendo Vida e Processos Produtivos Sustentáveis.
Programa Valorização da Juventude Rural
O objetivo principal do Programa Valorização da Juventude Rural é promover a criação de oportunidades para o crescimento do jovem que reside em comunidades rurais, por meio de ações como a facilitação do acesso desse público à terra, aos meios de produção, à educação tradicional e profissional e às tecnologias e informações.
O programa é dividido nos projetos Qualificação Social e Profissional; Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais; Arte do Saber; Cinema Rural; Plantando Árvores, Colhendo Vida e Processos Produtivos Sustentáveis.
Conheça as ações de cada programa:
Qualificação Social e Profissional
Objetivo: proporcionar a capacitação de jovens do campo acerca dos principais saberes relacionados à gestão da propriedade rural e unidade pesqueira, numa perspectiva empreendedora de valorização da técnica e do exercício da cidadania.
Metas 2010: realização de 12 cursos, sendo 11 Gestão da Propriedade Rural e 01 da Gestão da Unidade Pesqueira com abrangência em 30 municípios capixabas, com carga horária de 250 horas/aula utilizando a metodologia da Pedagogia da Alternância.
Fortalecimento dos Núcleos Sociais de Jovens Rurais
Objetivo: inserir os jovens nos espaços de debates em âmbito comunitário, municipal, regional e estadual, visando à construção de políticas públicas estruturantes para a sua integração no espaço rural. Sua principal ação é o fortalecimento de 10 núcleos sociais de jovens rurais, com a realização de eventos de mobilização, organização e debates técnicos.
Metas 2010: Realização de 12 capacitações técnicos abordando assuntos relacionados à produção, comercialização, arte, laser, cultura, dentre outros, abrangendo 3.5 mil pessoas.
Arte do Saber
Objetivo: oferecer, aos jovens, acesso às novas tecnologias e informações segundo as oportunidades da região. Prevê aquisição de laboratórios digital e de multimídia para que associações de produtores rurais e as escolas família agrícola em conjunto com os jovens líderes rurais integrantes dos núcleos sociais, organizarem ações locais de fomento as novas técnicas e tecnologias da produção agrícola, pesqueira e agrária. As ações de cultura, esporte e lazer poderão ser largamente oportunizadas com o auxílio fundamental dos equipamentos.
Metas 2010: Montagem de 10 salas multimídia em núcleos de jovens, associação de produtores e escolas famílias agrícolas e/ou comunitárias em 10 municípios.
Cinema Rural
Objetivo: promover o desenvolvimento cultural capaz de mobilizar as melhores energias da juventude rural, valorizando seus ciclos de amizade, preservando os saberes presentes da cultura local, favorecendo a que as novas idéias tenham chance de se tornar empreendimentos audiovisuais.
Metas 2010: realização, em parceria com a Secult, da segunda Mostra de Cinema Rural (16 municípios da região centro serrana), e da primeira Mostra Etnográfica (faz parte do programa Rede Audio Visual) envolvendo 13 municípios do Noroeste (Pancas, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, São Domingos do Norte, Águia Branca, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia, São Gabriel).
Plantando Árvore, Colhendo Vida!
Objetivo: promover a recuperação e preservação de nascentes das propriedades dos agricultores familiares. Este projeto conscientiza os jovens para os processos produtivos sustentáveis, envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços local, regional e estadual.
Metas 2010: Análise do projeto piloto para adequações, aperfeiçoamento e expansão para novas regiões.
Processos Produtivos Sustentáveis
Objetivo: financiar ações que tenham em vista o estímulo a iniciação científica, visando despertar no jovem a construção do raciocínio lógico, a explicação racional dos fenômenos naturais, sociais e econômicos e a capacidade de propor novas incursões nas práticas agrícolas e zootécnicas, e na conscientização dos jovens envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços locais.
Metas 2010: Co-financiamento (parceria com entidades educativas e associação de produtores) de seis projetos técnicosl
Novo Pedeag
As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à juventude rural, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.
O documento está disponível na íntegra para a consulta no site www.seag.es.gov.br