FMZ A Rádio
da Família

Iúna se ‘italianiza’

* Por Leandro Fidelis

O que para Venda Nova e outras cidades colonizadas por italianos já é comum chega como novidade em Iúna, município do Sul do Estado conhecido pela alta produção de café. Às margens do Rio Pardo, Iúna aproveita as oportunidades de um convênio com a Itália, assinado esta semana, para promover intercâmbio sócio-econômico e cultural.

Ato máximo desta parceria foi a inauguração, hoje pela manhã, de uma praça em frente ao Fórum, batizada de “Castelluccio”, nome da cidade na Província de Potenza (Basilicata). De lá saíram os imigrantes que fundaram Iúna por volta de 1859. Dentre eles, representantes das famílias Scardini, Lofego, Vivacqua e Tiengo.

Um grupo de 15 italianos de Castelluccio, dentre eles um dos diretores da fábrica de chocolates Ferrero Rocher, veio para esta solenidade e outras programações nesta semana no Estado com intuito de estreitar a relação entre iunenses e italianos.

Nascido em Iúna, o advogado Roberto Carlos Scardino Marcondi esteve à frente do grupo, que passou esta quarta-feira (7) em Venda Nova. Há seis anos em Milão, ele fundou com outros advogados a “Associazione Ítalo-Brasiliani Garibaldi”, que dá suporte a brasileiros na Itália e vice-versa para intercâmbios culturais, a exemplo do que os Circolos Trentino e Trevisano já fazem no Espírito Santo.

“Com este convênio, Iúna passa a ser cidade-irmã de Castelluccio. Iúna não preservava sua história da imigração italiana e agora busca essa ‘italianidade’”, avalia Marcondi. Segundo o advogado, a cidade italiana também inaugurará uma praça em homenagem a Iúna para selar este intercâmbio. O programa da comitiva no Estado termina sábado em Vitória.

*Publicada em 07/03/2007

Confira mais Notícias

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades