Japoneses de olho nos cafés de Castelo

Uma comitiva de três japoneses, sendo um importador e dois proprietários de torrefadoras de café, visitaram duas lavouras de plantação de café em Castelo, nessa segunda-feira (13). O sítio Sertão da Bateia, do cafeicultor Marco Antônio Nali, foi um dos dois visitados. O motivo da visita é que Shinji Sekine, importador japonês, utiliza o café deste sítio para dar cursos no Japão. A outra lavoura visitada fica no sítio Tomazini, do cafeicultor Valdeir Tomazini, onde os japoneses já compraram café.

“Eu utilizo o café da Bateia para dar cursos lá no Japão, e este é um dos motivos da visita. Gostei muito da região com montanhas, da forma como o café é produzido. Esta região me lembra a América Central”, informou o importador da Sociedade Importadora de Café do Japão, responsável pela qualidade dos cafés, Shinji Sekine.

O objetivo da visita foi apresentar o local onde os cafés são produzidos, já que no ano passado os visitantes já compraram parte destes cafés. “Estas visitas comprovam a qualidade dos nossos cafés, o comprometimento dos produtores que estão no caminho certo. Isso nos leva a uma tendência de expandir ainda mais. Já estamos no Japão, e daqui a pouco em outro país. Estas visitas despertam a curiosidade de outros compradores”, disse Rondinélio Sartori, degustador e responsável pela Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo.

Esta não é a primeira visita de estrangeiros às lavouras castelenses em 2014. Em julho deste ano, três coreanos, compradores de café de duas empresas diferentes, a Torrefadora Tempol, de Sacramento na Califórnia, Estados Unidos, e a Torrefadora Jardim, da Coreia do Sul, estiveram no município para conhecer melhor o café de qualidade produzido no município, com a intenção de comercializar em seus países os grãos cultivados aqui.

Divulgação

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)