Jazz e Bossa em Santa Teresa no próximo fim de semana

Realizado pela primeira vez em 2012, o Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa terá sua segunda edição realizada nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos da Cidade. O evento tem o apoio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e levará ao palco três grupos oficiais da instituição. A programação contará com atrações capixabas, nacionais e internacionais.

 

A abertura oficial do Festival será na sexta-feira (24) à noite. Uma das novidades na programação deste ano são as apresentações no horário de almoço no sábado. Quem estiver em Santa Teresa poderá almoçar na praça de alimentação ao som de Roberto Menescal e Derico. As apresentações continuarão à noite e durante o dia no domingo, quando o festival será encerrado.

 

A programação do Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa 2013 terá 13 shows ao longo dos três dias, com capixabas, artistas nacionais e atrações internacionais.

 

Entre os representantes do Estado, além dos três grupos da Fames, estão  Afonso Abreu e Trio, Big Bat Blues, Saulo Simonassi e a homenagem aos 100 anos de Vinícius de Moraes, com as cantoras capixabas Eliane Gonzaga, Márcia Chagas, Amélia Barreto, Inara Novaes.

 

Entre os destaques nacionais estão Leo Gandelman, Roberto Menescal, Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz além dos grupos cariocas Quarteto Jazz e Bossa, Big Joe Manfra Blues Band e Jeferson Gonçalves.

 

A programação internacional também terá representantes de peso. O guitarrista Kenny Brown é de New Orleans e está radicado no Brasil. Ele se apresentará na primeira noite do evento. Jonhn Primer, vencedor do Grammy 2010 na categoria Best Tradicional Blues Album, tocará no sábado (25), às 23h.

 

No domingo (26) a programação será toda durante o dia. O guitarrista Charlie Hunter se apresentará com Leo Gandelman às 15h. Hunter é considerado um dos maiores instrumentistas do jazz na atualidade.

 

Masterclass

 

Por conta da participação e do apoio da Fames, neste ano o evento ganhou também um enfoque educacional. Será realizada no dia 27 de maio, na Fames, uma oficina com os músicos da Orquestra Synthesis (Philadelphia – USA).

 

Meio ambiente

 

Santa Teresa é dos municípios da Região Serrana do Estado e é um dos mais importantes destinos turísticos do Espírito Santo. Cerca de 40% de seu território e mantém uma área de Mata Atlântica preservada, onde está uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo.

 

A história, a cultura e a natureza fazem de Santa Teresa o local ideal para a realização deste evento, que está contribuindo para consolidar a região como destino turístico de alto padrão, reunindo um público seleto de âmbito nacional e internacional, com foco na gastronomia e na consciência ambiental.

 

E, o Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa nasceu com a proposta de ser o primeiro evento capixaba totalmente sustentável, com todos os produtos e ações levando em consideração o respeito ao meio ambiente, procurando minimizar ao máximo que isso aconteça.

 

O jazz e a bossa

 

A história do jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. O jazz é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. A maior influência do jazz foi o blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. Ao longo do tempo, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum’n bass e do técnico, dando origem ao jazz contemporâneo.

 

A história da Bossa Nova é a história de uma geração de jovens artistas brasileiros que acreditaram no futuro e conseguiram realizar o sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo. As primeiras manifestações do que viria a ser conhecido como Bossa Nova ocorreram na década de 1950, na zona sul do Rio de Janeiro. Ali, compositores, instrumentistas e cantores, amantes do jazz americano e da música erudita, tiveram participação efetiva no surgimento do gênero, que conseguiu unir a alegria do ritmo brasileiro às sofisticadas harmonias do jazz americano.

 

A primeira edição do Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa, realizada no ano passado, atraiu para o município e região cerca de 15 mil pessoas nos três dias de evento. Todos os hotéis, pousadas e casas abertas para o cama e café ficaram lotados e o movimento foi intenso nos restaurantes, bares e cafés.

 

Programação

24/05 – Sexta-feira

18h –  Abertura oficial

20h –  Fames Jazz Band (ES)

21h30 – Afonso Abreu e Trio (ES)

23h –  Big Joe Manfra Blues Band (RJ), Jeferson Gonçalves (RJ) e Saulo Simonassi (ES)

00h30 – Kenny Brown (New Orleans – EUA)

 

25/05 – Sábado

11h –  Abertura dos portões

12h –  Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz

13h30  Roberto Menescal

19h –  Abertura dos portões

20h – Orquestra Synthesis (Philadelphia – USA)

21h30 –  Bruce Henri (USA) e Quarteto Jazz e Bossa (RJ)

23h  –   John Primer (Mississipi – USA)

00h30  Big Bat Blues (ES)

 

26/05 – Domingo

10h –   Abertura dos portões

12h –   FAMES Jazz Trio (ES)

13h30  100 Anos Vinicius – Eliane Gonzaga, Márcia Chagas, Amélia Barreto e Inara Novaes com FAMES Brasil Instrumental (ES)

15h –   Leo Gandelman (RJ) e Charlie Hunter (Rhode Island – USA), participação especial Serginho do Trombone (RJ)

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas