Redação FMZ
Com apenas 14 anos, Jean Silva Zandonadi já cravou seu nome no esporte capixaba. O jovem, natural de Venda Nova do Imigrante, é bicampeão de Enduro Fim, na categoria juvenil. Jean alcançou o topo do pódio em 2018 e 2019 e já pensa no próximo ano, sendo que seu maior objetivo é ser campeão brasileiro.
A paixão pelo esporte de aventura começou cedo, quando Jean, ainda criança, observava os pilotos de enduro e trilheiros passarem próximo a sua casa, chamando a atenção pelo barulho dos motores das motos off-road. Vendo tudo aquilo, Jean pediu ao seu pai uma moto.
O garoto teve seu pedido atendido e começou a andar no terreno de casa, brincando e aprendendo. Um tempo depois, Jean soube de uma etapa de Enduro Fim que seria realizada em Conceição do Castelo. “Eu pedi para meu pai me levar na competição e ele acabou me levando. Foi minha primeira corrida e eu fiquei na primeira colocação”, conta Jean que subia ao primeiro pódio de sua carreira em agosto de 2017.
O bom resultado do jovem piloto na primeira corrida chamou a atenção das pessoas. Para o ano seguinte, 2018, Jean conseguiu parceria com Netinho Casagrande da Motofire, de Venda Nova, para o Campeonato Capixaba Borilli Racing Motul de Enduro Fim 2018. Foram sete etapas em diversos municípios do Estado e Jean consagrou-se campeão em sua categoria.
Em 2019, o talento e os esforços do adolescente garantiram seu segundo título consecutivo, se tornando bicampeão capixaba de Enduro Fim juvenil.
Rotina de treinos
Foi aos nove anos que Jean começou a dar as primeiras voltas com sua moto. Hoje, ele se dedica com seriedade e compromisso ao esporte, conciliando os treinos de velocidade e de condicionamento físico. “Durante a temporada de corridas, eu treino bastante durante a semana, toda terça-feira. Além disso, eu faço treinos na academia. Eu consegui uma parceria com a Academia Performance e com personal Marcos Ferreira”, conta Jean.
Futuro
Com dois títulos estaduais na carreira, Jean tem os olhos voltados para o futuro: “O meu objetivo é continuar para ser campeão brasileiro. Depende de muito treino, continuar focado para o ano que vem e tentar conseguir mais um título estadual e depois partir para correr o campeonato brasileiro. Aí treino, treino, em busca do objetivo!”, conta Jean.
O futuro objetivo do piloto parece não estar tão longe. Em uma competição no município de Aracruz, que reuniu as etapas estadual e brasileira, Jean correu e venceu em primeiro lugar, ficando a frente dos atletas da categoria nacional.
Um dos ídolos do jovem atleta é Bruno Crivilin, campeão da modalidade Enduro Fim e, atualmente, corre nas categorias de ponta. Jean já esteve com o campeão em cursos e também o encontrou em competições.
Apoio
Quem acompanha e observa de perto os passos do jovem Jean é seu pai, Hugo Zandonadi. Ele foi o primeiro incentivador do filho, quando atendeu ao pedido e comprou a primeira moto para o garoto. “Estou feliz com isso, com o desenvolvimento dele. Dentro de mim, eu senti uma segurança que ele estava num bom caminho, evitando outros caminhos como drogas e outras coisas. O menino me surpreende por ser aplicado, dedicado, focado naquilo que ele faz. Ele surpreende em tudo!”, conta Hugo.
E assim como Jean, o pai vê um futuro promissor na carreira de filho. “Todo mundo vê um grande sucesso nele. Ele tem tudo para ser um bom piloto. Vamos trabalhando e ver o que acontece. Se depender do meu apoio, eu estou aí para apoiá-lo até onde eu conseguir”, reforça o pai de Jean.