Jogos Escolares levam esporte e valores a adolescentes

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Começou nesta terça-feira (22) e vai até a próxima sexta (25) a etapa municipal dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Nove escolas de Venda Nova do Imigrante competem em modalidades de esportes em equipe. Os campeões de cada modalidade disputam a etapa regional e podem chegar à fase nacional da competição. Mais do que lutar pela classificação, os jovens atletas aprendem valores que vão levar para toda a vida.

Os times estão divididos por idades na competição. Atletas de 12 a 14 anos participam na categoria infantil. Já os jogadores com idade de 15 a 17 anos competem na juvenil. Há também a divisão por gênero, masculino e feminino. Todos os jogos acontecem no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova (Veja tabela de horários).

Para a coordenadora de esporte escolar de Venda Nova, Aldi Maria Caliman, a “”, os pequenos atletas têm na competição uma chance de serem vistos e desenvolverem habilidades para a vida. “Quando eu tinha a idade desses meninos, não existia o espaço que temos hoje. O esporte é muito importante para a formação desses atletas. Enquanto jogam, eles descobrem habilidades que nem sabiam que tinham, além de conhecerem regras e aprenderem a ter disciplina”, acredita Aldi.

 

O jogador de handebol e vôlei Thomas Renon (14) pratica esporte desde os seis anos de idade. “Treino todos os dias de segunda à sexta-feira e jogo nos fins de semana. Eu me sinto bem jogando porque me divirto e praticar esporte faz bem para a saúde”, revela Thomas, que pretende seguir carreira no futebol de campo profissional.

Já as atletas Ana Paula Tedesco (14) e Maria Clara Andreão (12) competem no futsal. Elas jogam na mesma equipe e não se importam apenas em vencer. “O que importa para nós é competir e jogar”, diz Maria Clara. “A gente sente um pouco de pressão por estar em uma competição. Dá um frio na barriga!”, conta Ana Paula.

Aldi Caliman ressalta a importância da participação dos pais e amigos para acompanhar os jogos. “É muito importante que os pais ou responsáveis venham aqui assistir e valorizar o que os filhos estão fazendo”, defende Aldi.

Confira mais Notícias

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade

Internacional

Atleta japonês vai ministrar curso em Venda Nova do Imigrante neste domingo (21)