Jogos Escolares levam esporte e valores a adolescentes

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Começou nesta terça-feira (22) e vai até a próxima sexta (25) a etapa municipal dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Nove escolas de Venda Nova do Imigrante competem em modalidades de esportes em equipe. Os campeões de cada modalidade disputam a etapa regional e podem chegar à fase nacional da competição. Mais do que lutar pela classificação, os jovens atletas aprendem valores que vão levar para toda a vida.

Os times estão divididos por idades na competição. Atletas de 12 a 14 anos participam na categoria infantil. Já os jogadores com idade de 15 a 17 anos competem na juvenil. Há também a divisão por gênero, masculino e feminino. Todos os jogos acontecem no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova (Veja tabela de horários).

Para a coordenadora de esporte escolar de Venda Nova, Aldi Maria Caliman, a “”, os pequenos atletas têm na competição uma chance de serem vistos e desenvolverem habilidades para a vida. “Quando eu tinha a idade desses meninos, não existia o espaço que temos hoje. O esporte é muito importante para a formação desses atletas. Enquanto jogam, eles descobrem habilidades que nem sabiam que tinham, além de conhecerem regras e aprenderem a ter disciplina”, acredita Aldi.

 

O jogador de handebol e vôlei Thomas Renon (14) pratica esporte desde os seis anos de idade. “Treino todos os dias de segunda à sexta-feira e jogo nos fins de semana. Eu me sinto bem jogando porque me divirto e praticar esporte faz bem para a saúde”, revela Thomas, que pretende seguir carreira no futebol de campo profissional.

Já as atletas Ana Paula Tedesco (14) e Maria Clara Andreão (12) competem no futsal. Elas jogam na mesma equipe e não se importam apenas em vencer. “O que importa para nós é competir e jogar”, diz Maria Clara. “A gente sente um pouco de pressão por estar em uma competição. Dá um frio na barriga!”, conta Ana Paula.

Aldi Caliman ressalta a importância da participação dos pais e amigos para acompanhar os jogos. “É muito importante que os pais ou responsáveis venham aqui assistir e valorizar o que os filhos estão fazendo”, defende Aldi.

Confira mais Notícias

Triatleta vendanovense disputa Mundial na Espanha

Venda Nova conquista 5 medalhas e 3 vagas para a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025

Vem aí a 3ª Copa de Karatê de Venda Nova do Imigrante

Equipe Lorenção é a campeão do comunitário de bocha em Venda Nova do Imigrante

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Espírito Santo fecha maio com menor quantidade de homicídios desde 1996

De forma voluntária, médico realiza atendimentos nas trilhas do Polenta Off Road em Venda Nova

Venda Nova vive fim de semana histórico com 9º Polenta Off Road