Jorge Amado é tema de projeto em escola de Domingos Martins

Aprimorar as competências lingüísticas dos alunos, trabalhar a cultura afro-brasileira e diminuir a evasão escolar. Estas são algumas das metas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedreiras, em Domingos Martins, para o segundo semestre do ano letivo. Para alcançar os desafios, um dos projetos educacionais que está sendo desenvolvido na escola é: “A mestiçagem e o racismo à brasileira em Jorge Amado”. O projeto prevê uma visita à Bahia e ainda a produção de um documentário.

O objetivo é melhorar a capacidade de leitura, produção escrita e oral, e compreensão e interpretação, além de fazer com que os estudantes conheçam e valorizem todas as etnias que compõem a cultura brasileira. Cerca de 200 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio participam do projeto.

O trabalho abrange cinco disciplinas: Língua Portuguesa (variedade linguística e produção de texto); Biologia (genética – o ser humano independe da cor); Filosofia (preconceito racial); Geografia (contexto social e mestiçagem na Bahia); e História (momento histórico que o autor escreveu algumas de suas obras).

De acordo com a idealizadora do trabalho, a professora de Língua Portuguesa Lenice Garcia de Freitas, a interdisciplinaridade é importante “porque possibilita que os alunos estudem não somente a vida e a obra de Jorge Amado, mas verdadeiramente tudo que representa tanto para a cultura do nosso País quanto para nós como seres humanos”.

Durante o desenvolvimento do projeto várias mostras culturais serão realizadas. “As mostras servirão como preparativos para a culminância do trabalho, em novembro, em que pretendo levar os alunos à cidade natal de Jorge Amado, a Bahia, onde iremos produzir um documentário”, ressalta Lenice.

A professora ainda informa que a escola realizará uma reunião para apresentar aos pais as atividades do projeto. “Com esta ação nós vamos atender a uma das propostas da Secretaria de Estado da Educação: o projeto Família Presente na Educação”.

Projeto Família Presente

O projeto Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os objetivos do projeto estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, auto-estima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Neste ano o projeto está abrangendo 65 escolas estaduais dos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Para 2010 a previsão é de que ele atinja 100% das escolas da rede estadual.

Confira mais Notícias

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Estudantes devem entregar documentos até esta sexta (17) e confirmar matrícula na Rede Estadual