Jorge Amado é tema de projeto em escola de Domingos Martins

Aprimorar as competências lingüísticas dos alunos, trabalhar a cultura afro-brasileira e diminuir a evasão escolar. Estas são algumas das metas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedreiras, em Domingos Martins, para o segundo semestre do ano letivo. Para alcançar os desafios, um dos projetos educacionais que está sendo desenvolvido na escola é: “A mestiçagem e o racismo à brasileira em Jorge Amado”. O projeto prevê uma visita à Bahia e ainda a produção de um documentário.

O objetivo é melhorar a capacidade de leitura, produção escrita e oral, e compreensão e interpretação, além de fazer com que os estudantes conheçam e valorizem todas as etnias que compõem a cultura brasileira. Cerca de 200 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio participam do projeto.

O trabalho abrange cinco disciplinas: Língua Portuguesa (variedade linguística e produção de texto); Biologia (genética – o ser humano independe da cor); Filosofia (preconceito racial); Geografia (contexto social e mestiçagem na Bahia); e História (momento histórico que o autor escreveu algumas de suas obras).

De acordo com a idealizadora do trabalho, a professora de Língua Portuguesa Lenice Garcia de Freitas, a interdisciplinaridade é importante “porque possibilita que os alunos estudem não somente a vida e a obra de Jorge Amado, mas verdadeiramente tudo que representa tanto para a cultura do nosso País quanto para nós como seres humanos”.

Durante o desenvolvimento do projeto várias mostras culturais serão realizadas. “As mostras servirão como preparativos para a culminância do trabalho, em novembro, em que pretendo levar os alunos à cidade natal de Jorge Amado, a Bahia, onde iremos produzir um documentário”, ressalta Lenice.

A professora ainda informa que a escola realizará uma reunião para apresentar aos pais as atividades do projeto. “Com esta ação nós vamos atender a uma das propostas da Secretaria de Estado da Educação: o projeto Família Presente na Educação”.

Projeto Família Presente

O projeto Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os objetivos do projeto estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, auto-estima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Neste ano o projeto está abrangendo 65 escolas estaduais dos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Para 2010 a previsão é de que ele atinja 100% das escolas da rede estadual.

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