Jornada de Foguetes movimenta escola em Domingos Martins

Os alunos da Escola Estadual Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, participaram da I Jornada de Foguetes e, assim, aprenderam um pouco mais sobre Física e Química.

De início os estudantes pesquisaram sobre o processo de lançamento de um satélite, sua trajetória e alguns conceitos fundamentais da Física, como força centrípeta, energia potencial, energia cinética e rotação da Terra.

Com a orientação do professor Romildo Christ, os alunos construíram foguetes a partir de garrafas PET, incrementadas com outros materiais, além de uma fórmula de bicarbonato de sódio com vinagre usado como combustível para acioná-los.

Os estudantes o Ensino Fundamental também criaram cartazes com desenhos de satélites e foguetes que foram expostos na escola. Para o professor Romildo Christ, a proposta da jornada foi alcançada. “Minha intenção era incentivar a divulgação da pesquisa científica. Com atividades práticas, os alunos ficam mais interados e assimilam de uma maneira muito mais fácil o conteúdo”, avaliou.

Ainda segundo o professor, outro objetivo é incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG) realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Durante a jornada, a equipe “Alcântara” conquistou o primeiro lugar, com a marca de 187,4 metros. O segundo lugar ficou com a equipe AF-34, que alcançou 95,73 metros.

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)