Os alunos da Escola Estadual Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, participaram da I Jornada de Foguetes e, assim, aprenderam um pouco mais sobre Física e Química.
De início os estudantes pesquisaram sobre o processo de lançamento de um satélite, sua trajetória e alguns conceitos fundamentais da Física, como força centrípeta, energia potencial, energia cinética e rotação da Terra.
Com a orientação do professor Romildo Christ, os alunos construíram foguetes a partir de garrafas PET, incrementadas com outros materiais, além de uma fórmula de bicarbonato de sódio com vinagre usado como combustível para acioná-los.
Os estudantes o Ensino Fundamental também criaram cartazes com desenhos de satélites e foguetes que foram expostos na escola. Para o professor Romildo Christ, a proposta da jornada foi alcançada. Minha intenção era incentivar a divulgação da pesquisa científica. Com atividades práticas, os alunos ficam mais interados e assimilam de uma maneira muito mais fácil o conteúdo, avaliou.
Ainda segundo o professor, outro objetivo é incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG) realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Durante a jornada, a equipe Alcântara conquistou o primeiro lugar, com a marca de 187,4 metros. O segundo lugar ficou com a equipe AF-34, que alcançou 95,73 metros.