* Por Leandro Fidelis
A oficiala Magda Mara Cypriano Segal de Barros, responsável pelo Cartório de Notas e Registro Civil de Ibicaba, em Afonso Cláudio, foi oficialmente afastada do cargo. Ela havia realizado casamentos irregulares de mais de 60 casais, conforme a Rádio FMZ divulgou em 4 de junho.
A nova oficiala do cartório é Cíntia Petroneto, como informou nesta terça-feira (24) o Diário Oficial. Antes de se tornar público, o juiz da Comarca de Afonso Cláudio já tinha afastado Magda do cargo.
A fraude veio à tona em fevereiro deste ano desde que alguns casais de São Jorge, Distrito de Brejetuba próximo à Ibicaba, começaram a ter problemas ao tirar documentos. Os pretendentes pagaram entre R$ 220,00 e R$ 350,00 para terem a união oficializada, mas a oficiala não teria repassado os documentos e papéis para o Fórum. Magda ainda teria se apropriado do dinheiro deles.
Os casais continuam revoltados e querem pelo menos ficar livres de um novo pagamento. Muitos deverão voltar ao cartório para casar-se de verdade.
Um dos prejudicados, o agricultor Márcio João de Souza, nãose conforma. Vou recorrer ao juiz para não pagar a taxa de novo, disse.