FMZ A Rádio
da Família

Laboratório de mudas expõe tecnologia em evento

•Por Leandro Fidelis

Inserir a Região Serrana do Espírito Santo no debate nacional sobre a inovação tecnológica e alertar os proprietários rurais para a necessidade de investimentos em novas tecnologias.

Este é o objetivo da 1ª Expo Biomudas- “Tecnologia e Desenvolvimento”, que o laboratório Biomudas e a Secretaria Municipal de Agricultura promovem amanhã (6), a partir das 15h, no ginásio de esportes de São João de Viçosa, Venda Nova.

O evento vai apresentar os principais programas e ações de organizações públicas ligadas à tecnologia e ao desenvolvimento, mobilizando os atores do agronegócio para parcerias entre as iniciativas pública e privada. São aguardadas mais de 250 pessoas.

Às 16h30, Marcos Athayde, gerente técnico do Biomudas, mostrará as ações do laboratório para 2008. Em seguida, às 17h, o reitor da Universidade Estadual Norte Fluminense- Uenf, Almy Júnior Cordeiro, falará de pesquisa e desenvolvimento.

Às 17h40, o secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, vai expor os programas e ações da Secretaria. Na seqüência, às 18h20, Rogério Silveira de Queiroz mostrará os planos da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Encerrando, às 19h, Guilherme Henrique Pereira, de Brasília, apresentará as ações da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Convênio

Durante a 1ª Expobiomudas, o laboratório firmará um convênio de apoio técnico-científico com a Uenf, de Campos (RJ). A parceria vai permitir suporte às pesquisas do mestrado e do doutorado e intercâmbio entre as duas instituições. Os projetos também vão abranger as faculdades locais.

Ainda no evento, serão lançados a pedra fundamental do novo laboratório e o site do Biomudas. A presença do secretário de Agricultura de Minas Gerais é aguardana solenidade.

Ao realizar o seminário, a sócia Madalena Delarmelina avalia que a empresa chega num momento de projeção nacional e internacional.

“Atendemos as regiões Norte de Minas e o Centro-Oeste e Nordeste do país. Exportamos tecnologia até para a França. Nosso diferencial está no trabalho sério desenvolvido há dez anos, prezando pela qualidade das mudas e oferecendo mais acesso ao produtor”, diz.

Agrônomo e mestre em fisiologia vegetal, o gerente Marco Athayde destaca a vocação do Biomudas para agente de desenvolvimento regional. “A Expobiomudas vem para culminar esta proposta. Eventos deste porte sempre acontecem nas grandes cidades, e não no interior”.

Ainda de acordo com Athayde, a Expobiomudas é um seminário com base de cientificidade, que vai mostrar a produção técnico-científica do interior. “Escolhemos São João para valorizar a comunidade onde estamos sediados”, enfatiza.

Tecnologia

O laboratório Biomudas utiliza tecnologia avançada e pessoal treinado em produzir mudas matrizes de morangueiro, abacaxi, banana e orquídeas através do processo de cultura de tecidos vegetais. As mudas são acompanhadas do Certificado Fitossanitário de Origem- CFO.

O Biomudas disponibiliza mudas em qualquer época do ano. No caso do morango, o laboratório participa da cadeia produtiva desde o final da década de 90. Cultivadas em viveiro, são produzidas, em média, 290 mudas/matriz.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova