* Valdinei Guimarães
(valdinei@radiofmz.com.br)
Sugestão do ouvinte
A lama causada pela chuva atormenta a vida dos moradores de rua projetada, no bairro Tapera, em Venda Nova do Imigrante. A via fica no início de uma estrada rural, em um declive. Quando chove, a lama desce a encosta e vem parar na rua, atrapalhando a vida da população. Existem bueiros para escoamento da água, mas isso não resolve o problema.
Moradores dizem que já procuraram a prefeitura, mas que a situação continua. O aposentado Gésio Abílio, 63 anos, conta que ele e os vizinhos já gastaram dinheiro para tentar se livrar da lama. “Nós já pagamos viagem de saibro para colocar na rua com dinheiro do próprio bolso”, revela o aposentado.
A casa do vigia João Cevolani, 64, fica em frente ao lamaçal. De acordo com ele, a prefeitura limpa outras ruas do bairro quando chove, mas não a projetada. “Há alguns dias, lavaram a rua até a ponte que fica perto da minha casa, mas não mexeram na nossa. Eu gostaria que eles limpassem essa sujeira!”, conta ele.
Para o lavrador Osmir Lorenzoni, 46, a solução para o problema seria melhorar as condições da estrada de chão para evitar que a lama desça. “Tem como resolver o problema. Duas viagens de saibro seriam suficientes”, diz ele.
De acordo com a prefeitura de Venda Nova, a manutenção da estrada rural é feita regularmente. O prefeito, Dalton Perim, informou que a prefeitura está aguardando as condições do tempo melhorarem para resolver o problema. “Assim que parar de chover, nossa equipe da Secretaria de Obras vai até o local para ver o que pode ser feito para amenizar essa situação”, disse Perim.