O Governo do Estado e o Instituto Incaper realizam nesta quinta-feira (28) o lançamento da campanha para melhoria da qualidade do café Conilon na região Sul. O evento acontece em Castelo, a partir das 8 horas, no clube Atalanta Show, com a participação de mais de 600 produtores.
O Espírito Santo é o maior produtor de Conilon do País e alcançou, nos últimos 15 anos, um acréscimo histórico de produção: 213%. Agora, a prioridade do Governo e de entidades parceiras do setor é investir na melhoria da qualidade.
Segundo o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o mercado tem exigido qualidade, e o Governo vai investir fortemente para que o produtor ganhe cada vez mais lugar no mercado mundial de Conilon. Além de sermos o maior produtor, precisamos ser também referência em qualidade, afirma Melo.
A colheita no Estado está na fase inicial, por isso o objetivo da campanha é evitar que o produtor colha o café antes da hora certa, além de conscientizá-lo de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas corretas para a secagem dos grãos.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ricardo Santos, afirma que a campanha tem por objetivo orientar o produtor sobre os cuidados durante a colheita e o pós-colheita. Ao adotar as técnicas que estamos recomendando certamente o cafeicultor vai obter maior produtividade e aumento de renda. A campanha está centrada em orientar o produtor a colher o seu café no tempo certo com pelo menos 80% dos frutos maduros, fazer a secagem utilizando métodos corretos evitando, por exemplo, a utilização de fogo direto para quem usa secador mecânico, entre outras providências fundamentais para a melhora da qualidade do café, destacou o secretário.
De acordo com o coordenador estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o cafeicultor capixaba precisa se dedicar à produção com qualidade. Ficamos preocupados em aumentar a produção, e nos tornamos o maior produtor de Conilon do País. Agora é preciso fazer um bom planejamento, para estruturar a lavoura de acordo com a colheita, para não prejudicar a qualidade do fruto, destaca.
No município de Castelo,142 quilômetros distante de Vitória, são produzidos os dois tipos de café: Conilon e Arábica. Na produção de Conilon estão envolvidos 1.300 produtores, em uma área plantada de 6.400 hectares. A produção estimada para 2009 é de 140 mil sacas. O café Arábica ocupa uma área de 6.220 hectares e envolve 1.200 cafeicultores no município. Em 2009 espera-se que a produção seja de 87 mil sacas.
* Serviço:
Evento: Lançamento do Programa da Campanha para a Melhoria da Qualidade do Café Conilon
Data: 28 de maio
Horário: 8 horas
Local: Clube Atalanta Show Castelo/ES.
Programação:
8 horas: Recepção com café da manhã
9 horas: Abertura
9h20: PALESTRAS
Tecnologias para a melhoria da qualidade do café Conilon.
Romário Gava Ferrão Coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura/Pesquisador do Incaper
A melhoria da qualidade e o mercado de café Conilon
Marcelo Silveira Netto Presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória
10 horas: Lançamento Oficial da Campanha para a Melhoria da Qualidade do Café Conilon
Pronunciamento das autoridades
11 horas: Encerramento.