Lançada temporada de cinema rural capixaba

A produção audiovisual capixaba ganhou um novo impulso nesta quinta-feira (27), com o lançamento das mostras rurais de cinema do Estado. O intuito é democratizar o acesso à cadeia produtiva do audiovisual, envolvendo a população das comunidades que pertencem aos municípios abrangidos pelas três mostras: Mova Caparaó, Mostra Capixaba de Audiovisual Rural e Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica. O evento será realizado no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. Quem não puder comparecer poderá conferir a transmissão ao vivo pelo Portal YAH! (www.portalyah.com.br).

Os documentários que serão exibidos nas três mostras são fruto das oficinas de audiovisual feitas com jovens dos municípios envolvidos. Dessa maneira, eles podem identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição das cidades envolvidas.

A região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, um dos mais belos do Estado, que fica em Pancas, será a primeira a abrir as portas para a produção audiovisual local, em 2010. De 23 a 26 de junho será realizada a 1ª Mostra Capixaba de Cinema Etnográfico, que tem como tema “Culturas e Identidades Étnicas” e envolve 13 municípios da região semiárida capixaba. Todas as mostras são fruto da parceria entre Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES).

A segunda a ser realizada será a 7ª Mostra de Vídeo Ambiental do Caparaó (Mova Caparaó). O sucesso dessa mostra audiovisual, que reúne 11 municípios da microrregião, incentivou a realização das demais no Estado. A iniciativa tem como foco o homem e a sua relação com a natureza e a produção também é feita a partir de oficinas com jovens que moram no local. O resultado do trabalho pode ser visto com a exibição de longas, médias e curtas metragem, que estimulam o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos. Neste ano, a Mova será realizada em Guaçuí, entre os dias 15 e 18 de setembro.

Já a segunda edição da Mostra Capixaba de Cinema Rural será realizada em Afonso Cláudio, de 20 a 23 de outubro. Os contemplados pela mostra são 16 municípios da região central serrana do Estado, que envolvem a juventude rural em produções audiovisuais, com base na cultura local, por meio de oficinas. Além de se familiarizarem com o uso de novas tecnologias, os participantes têm a oportunidade de estar dentro do processo de criação e edição de um vídeo.

Premiação Edital de Cultura Jovem

No evento, também será realizada a entrega do Prêmio Cultura Jovem para dez projetos de organizações da sociedade civil capixaba que desenvolvem atividades artístico-culturais com jovens. O Prêmio é uma forma de promover e fortalecer essas iniciativas. Cada instituição contemplada recebe uma premiação no valor de R$ 10 mil.

Publicações Programa Rede Cultura Jovem

Nesta quinta-feira (27), também serão lançadas a revista “Nós” e os “Cadernos Encontros com a Rede Cultura Jovem”. Além de promover e veicular informações sobre a produção artístico-cultural das juventudes do Espírito Santo, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) introduz na cena cultural capixaba duas publicações com um conteúdo diversificado e com uma proposta editorial inovadora.

A revista “Nós” foi elaborada de maneira colaborativa por jovens criadores capixabas. A publicação apresenta um conteúdo relacionado às diversas áreas da arte, da cultura e das novas tecnologias e dá visibilidade à efervescente produção artístico-cultural juvenil do Estado. A revista funcionou como um espaço de intensa experimentação e todo o seu conteúdo foi pensado por jovens culturalmente “antenados”.

Já os “Cadernos Encontros com a Rede Cultura Jovem” mostram a cobertura jornalística do Seminário Rede Cultura Jovem – Espírito de Um Tempo, realizado em novembro do ano passado. Trata-se de um material com discussões sobre a juventude, especialmente na sua interface com a cultura, a arte e a tecnologia.

Após o lançamento, as duas publicações serão distribuídas para as escolas da rede estadual de ensino, bibliotecas, produtores e agentes culturais, profissionais da mídia, gestores públicos da área cultural e entidades parceiras do PRCJ. Também ficarão disponíveis para acesso e para download no Portal YAH!

Programa Rede Cultura Jovem

As mostras fazem parte do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), uma iniciativa da Secult, em parceria com o Instituto Sincades e sob a execução da OSCIP Universidade para Todos, que tem como intuito a constituição de uma rede formada por jovens, artistas e outros agentes culturais juvenis capixabas.

O PRCJ visa a identificar, dar visibilidade e potencializar as produções e mobilizações culturais juvenis capixabas, bem como ampliar o acesso a essas produções para os jovens de todo o Estado.

Confira mais Notícias

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas

Cultura

Livro “As Grandes Migrações do Norte da Itália ao Brasil” será lançado na Festa da Polenta em Venda Nova

Imóvel do Colégio Salesiano será revitalizado e abrigará a sede da Secretaria de Educação de Venda Nova

Cultura

Fames vai ofertar 60 bolsas para oficinas no Festival de Inverno de Domingos Martins