Lançado selo ‘Morango Mais Saudável’

Para promover a segurança alimentar dos consumidores, a preservação do meio ambiente e manter a responsabilidade social nas lavouras do Espírito Santo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou, neste sábado (13), durante a programação técnica da GranexpoES 2011, o novo selo 'Morango Mais Saudável' que certifica a qualidade do morango em todo o Estado.

 

O selo 'Morango Mais Saudável' servirá de instrumento para se obter um produto com todas as boas qualidades de sabor e textura e de segurança do alimento, além de oportunizar o agricultor a ter as lavouras mais saudáveis, sem a utilização a agrotóxicos em abundância, e os gastos com a colheita sejam os menores possíveis. O selo ainda ajudará a identificar e monitorar as etapas de produção, colheita e pós-colheita do morango das montanhas do Espírito Santo, contribuindo para o aumento tecnológico da cultura e de profissionalização da cadeia produtiva, ofertando produtos mais saudáveis.

 

Segundo o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira, o morango no Espírito Santo não era bem visto. ”Atualmente com os programas do Incaper , de qualidade do morango e de parceiros, tem mudado o rumo desta fruta. Antes o morango capixaba era conhecido como o fruto com mais agrotóxico, hoje em dia não está mais assim, os agricultores capixabas estão mudando esta história”, ressaltou.

 

Com o lançamento do selo, o Incaper cumprirá algumas metas, que são a implantação dos critérios relativos ao primeiro ano do projeto em algumas propriedades, capacitar mais agricultores para a adequação das lavouras, aumentar o quantitativo técnico fazendo parcerias com associações, cooperativas e prefeituras, além de lançar mais duas variedades de morango até o quarto ano do projeto.

 

Para o presidente da Associação dos Produtores de Morango de Tijuco Preto, em Domingos Martins, Valkinir Hand, após a implantação das boas práticas agrícolas nas lavouras de morango na região, o gasto e o lucro mudaram. “Nossos produtores estão gastando menos para produzir e tendo um retorno maior ao vender os produtos”, explicou Valkirio, ao afirmar que desde o inicio da preocupação com o morango de boa qualidade, os produtores associados tem se capacitado para ter o selo e qualificar seus produtos.

 

“As mudanças nas lavouras e a diversificação agrícola ajudou na produção de morango da região de Garrafão, em Castelo, pois nosso morango é tão saudável que é normal nossas crianças comerem os frutos direto da plantação”, afirmou o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Garrafão, Edmilson Marcolino de Abreu.

 

O coordenador do Polo de Morango e pesquisador do Incaper, César Teixeira, disse que o selo de qualidade já existe desde 2004, porém este selo otimiza as ações e os resultados. “Tivemos que criar uma ação para os problemas que existiam nas lavouras capixabas. Com as tecnologias e as inovações, transformamos nossa produção em referência para vários estados brasileiros, inclusive para os que vendemos o morango”, disse.

 

Para participar do projeto 'Morango Mais Saudável' que envolve o selo de qualidade, o produtor deve procurar um escritório do Incaper, se cadastrar no projeto e passar a adotar as boas práticas agrícolas orientadas pelo o Instituto.

 

Morango Mais Saudável

 

O projeto será implantado em quatro anos e levará conhecimento técnico aos agricultores de base familiar que cultivam o morango, adotando as boas práticas agrícolas e a Produção Integrada. Os frutos serão diferenciados pela sua excelência em qualidade e sustentabilidade da atividade, pautados pela rastreabilidade, controle e monitoramento da aplicação de agrotóxico, na adoção de medidas que evitem a contaminação microbiológica e física, no manejo adequado da cultura, o uso de tecnologias recomendadas pelo Incaper, além de capacitação dos agricultores.

 

Morango no ES

 

A produção de morango no Espírito Santo deve atingir uma média de dez mil toneladas no final da safra – que teve início em maio e termina em novembro – aumentando em 20% a colheita alcançada em 2010. A previsão é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ao todo, são 240 hectares de plantação, que envolvem diretamente mais de 1.400 agricultores de base familiar.

 

Degustação

 

Após o lançamento e apresentação do projeto que envolve o selo de qualidade, foi feita uma degustação dos frutos produzidos no Polo de Morango pelos visitantes da GranexpoES 2011. A degustação dos morangos foi realizada em frente ao estande da Secretária de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, e a oferta do fruto foi feita pelos produtores do Estado. 

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)