FMZ A Rádio
da Família

Lançamento da 4ª RuralturES marca a criação do primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo

Nessa terça-feira (28), no auditório do Senac Venda Nova do Imigrante (ES), ocorreu o lançamento oficial da 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024), com a presença de autoridades e empreendedores das Montanhas Capixabas. A edição de 2024 será realizada de 05 a 08 de setembro, na Fazenda Pindobas, no recém-criado Distrito Turístico de Pindobas. 

A 4ª RuralturES é uma iniciativa do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). Em 2023, a RuralturES teve mais de 30 horas de programação e movimentou mais de R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem contar a renda gerada pela ocupação hoteleira e pela cadeia produtiva do turismo no município e arredores. Durante a Feira, os visitantes puderam acessar produtos de 140 empreendedores capixabas, desde artesanatos até cafés especiais, além de prestigiar apresentações culturais de música e danças folclóricas.

“Estamos prevendo um público de 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento. A Feira acontece pela primeira vez em Pindobas, na região rural, e o grande carro-chefe serão a apresentação e o desenvolvimento das experiências turísticas no distrito”, destacou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Para 2024, a RuralturES não só mudará de local, mas também reforçará o projeto Distrito Turístico de Pindobas, reafirmando o protagonismo de Venda Nova no agroturismo capixaba e nacional. A diretora executiva do MCC&VB, Andreia Rosa, destacou a nova planta da feira, que ocupará um complexo de 2.335m² na Fazenda Pindobas, equivalente ao espaço do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, onde ocorreram as edições anteriores. 

O evento também vai abrigar o “Galpão Criativo”, com experiências com café, túneis sensoriais, expositores de outros estados, divulgação de 23 novas rotas turísticas mapeadas nas Montanhas Capixabas, “Casa Nostra” e press trip com jornalistas e influenciadores. Outras novidades serão anunciadas em breve.

Inovação

Durante o lançamento, foi oficializada a criação do primeiro distrito turístico do Espírito Santo, o Distrito Turístico de Pindobas, localizado na Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo. Rigo explicou que a iniciativa visa resgatar a história da imigração italiana na região e transformar Pindobas em um polo turístico inovador. 

O projeto contempla espaços de experiência sobre a saga dos imigrantes italianos, galpões para empreendimentos criativos, áreas de eventos e gastronômicas, além de ser a nova sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Com essa nova estrutura, espera-se fortalecer a governança, desenvolver políticas públicas, fomentar negócios e estimular investimentos no turismo capixaba.

Além disso, o projeto do Distrito Turístico de Pindobas busca criar uma conexão emocional com os visitantes, oferecendo uma imersão na cultura local e nas histórias das famílias que construíram a região. Com a primeira igreja da região e o casarão da família Scabello, com 270 anos de história, Pindobas promete ser um ponto de encontro entre o passado e o presente, integrando inovação e tradição. A expectativa é que, com a conclusão das obras e a inauguração do distrito durante a RuralturES 2024, o local se torne um exemplo de desenvolvimento sustentável e um modelo a ser replicado em outras regiões do Espírito Santo e do Brasil.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, expressa sua gratidão e entusiasmo. “Só agradecer às famílias de empreendedores, que muitas vezes desbravaram isso aqui na unha. Esse foi um dos pilares que fizeram de Venda Nova uma cidade conhecida nacionalmente. Obrigado pela confiança, a parceria forte com o Sebrae e com o governador Renato Casagrande, e por terem confiado ao município o privilégio de sediar o primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo. Com certeza faremos de tudo para Venda Nova continuar sendo referência”.

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa RuralturES

Confira mais Notícias

Polícia prende suspeito de matar vizinho após discussão em Cariacica

27º Brilho de Natal é oficialmente aberto em Domingos Martins

Sejus abre concurso público para inspetor penitenciário

Qualificar ES oferta 10 mil vagas em cursos on-line para mulheres

Qualificar ES abre 20 mil vagas em cursos on-line gratuitos

Venda Nova registra aumento no número de casos de dengue

Inscrições abertas para processo seletivo para contratação de inspetor penitenciário

Sejus abre seleção para inspetor penitenciário em Designação Temporária